Estrelas de “Oppenheimer” saem da estreia e vão para greve de atores; veja repercussão
É oficial! O sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou que a categoria entra em greve à meia-noite desta sexta-feira (14). Com isso, os 160 mil membros se juntam aos roteiristas, que seguem em paralisação desde Maio. Isso deve impactar diversas produções que estavam em andamentos, na maior greve do entretenimento americano desde 1960.
Elenco de “Oppenheimer” larga a estreia
Na quinta à tarde, a paralisação mal tinha sido anunciada e já teve repercussão. Começou com o diretor de “Oppenheimer”, Christopher Nolan, revelando que o elenco largou a premiere do filme em Londres para se juntar à paralisação. “Tenho que reconhecer o trabalho do nosso elenco incrível, liderado por Cillian Murphy”, disse Nolan do palco.
“A lista é enorme – Robert Downey Jr, Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh, Kenneth Branagh, Rami Malek e muitos mais. Infelizmente, eles estão fora para escrever seus cartazes de protesto para o que acreditamos ser uma greve iminente do SAG [sindicato dos atores], juntando-se à paralisação do meu sindicato, a Writers Guild [dos roteiristas], na luta por salários justos”, completou.
Segundo o , os atores de “Oppenheimer” entraram no teatro Odeon Luxe e fizeram uma recepção, mas o portal norte-americano viu Florence Pugh e Emily Blunt saírem antes de Nolan subir ao palco. Todos os membros do elenco com quem Deadline procurou, declararam seu apoio à greve.
Veja o discurso do diretor:
Christopher Nolan says the cast of left the premiere to ‘go and write their pickets’ and join the strike — Deadline Hollywood (@DEADLINE)
Painéis cancelados na San Diego Comic-Con
E não para por aí! Conforme já noticiado anteriormente, programação da San Diego Comic-Con 2023 vai a sentir o impacto da greve. Depois de Marvel Studios, Netflix, HBO, Sony, Universal, Lucasfilm e Disney cancelarem a presença no evento, chegou a vez de outras marcas. Com a greve confirmada, os painéis de “Good Omens”, “That ’70s Show” e “The Rookie” não estarão no local, segundo .
Importante destacar que o que seria um painel e um evento com autógrafos para a promoção de “Good Omens”, agora passará para o Prime Vídeo e será apenas uma exibição do primeiro episódio da segunda temporada.
Já os outros dois títulos de fato cancelaram seus planos nos seus respectivos auditórios. Por enquanto, entre as produções presentes no evento que ainda podem ser afetadas estão “Abbott Elementary”, “A Roda do Tempo” e “What We Do in the Shadows”.
Mais produções afetadas
Segundo informações da , as equipes já se preparam para interromper as filmagens de “Gladiador 2” e “Mortal Kombat 2”, além da série “The White Lotus” na TV, sem data para retornar.
Por causa da grave, produções como “Os Anéis de Poder” e “Emilia Perez”, filme estrelado por Selena Gomez e Zoe Saldaña, aceleraram os trabalhos para fechar o set antes do início de uma paralisação.
No entanto, a terceira temporada de “The White Lotus”, assim como o spin-off de “Aliens”, e as filmagens de “Gladiador 2” e “Mortal Kombat 2”, não tiveram a mesma sorte. A realização do Emmy 2023, em 18 de setembro, também fica ameaçada. Antes do anúncio, a mídia americana já falava que a premiação deve ser adiada para novembro de 2023 ou janeiro de 2024.
A última grande greve em Hollywood, quando roteiristas paralisaram as atividades entre o final de 2007 e o começo de 2008. Por fim, teve um impacto de cerca de US$ 2 bilhões na economia da Califórnia, segundo analistas.