Esposa de morto no submarino é parente de casal que morreu no Titanic
Stockton Rush, o CEO da OceanGate e um dos mortos na implosão do submarino que desapareceu ao visitar os destroços do Titanic, no domingo (18), é tem laços familiares com um casal que morreu no naufrágio do navio há 111 anos.
A relação se estabeleceu por causa de sua esposa, Wendy Rush. Ela é tataraneta de Isidor e Ida Straus, duas das pessoas mais ricas a bordo do transatlântico em abril de 1912. Isidor, nascido em 1845, era co-proprietário da loja de departamento Macy’s, uma das maiores dos EUA.
Isidor e Ida Straus foram imortalizados por James Cameron no longa “Titanic”, de 1997. Eles seriam o casal que inspirou a cena em que dois idosos se abraçam na cama enquanto a água congelante invade a cabine. Assista:
Fora do cinema, sobreviventes do desastre relataram que viram Isidor recusar um assento no bote salva-vidas para deixar lugar às mulheres e crianças que esperavam para fugir do navio.
Ida, então, se recusou a deixar o marido, com quem viveu por 40 anos. Mais tarde, testemunhas viram os dois no convés enquanto o navio afundava.
Duas semanas depois do naufrágio, as equipes de resgate encontraram o corpo de Isidor no mar. Já o de Ida nunca foi recuperado. A Straus Historical Society, organização sem fins lucrativos da família que fundou a Macy’s, a veracidade da história.
Our thoughts are with the loved ones of those aboard the lost submersible. We hold continued hope that the crewmembers will be rescued.— Straus Historical Society (@StrausHistory)
Linhagem familiar
Uma das filhas do canal, Minnie, se casou com Richard Weil, em 1905. Ela teve dois filhos: Richard Weil Jr., que foi presidente da Macy’s em Nova York, e Richard Weil 3º, que é o pai de Wendy Rush.
Wendy e Stockton se casaram em 1986. Ela mesma participou de três expedições da OceanGate até os destroços do Titanic nos últimos dois anos. Hoje, atua como diretora de comunicação da empresa.
A morte de Stockton foi confirmada nesta quinta-feira (22), depois que a Guarda Costeira dos EUA encontrou cinco partes do submarino desaparecido que saiu para buscar o Titanic no domingo (18).
As autoridades acreditam que o veículo se partiu depois de uma “implosão catastrófica”. Não há sobreviventes.