Espécie de planta recém descoberta na Amazônia já está ameaçada de extinção
A Amazônia abriga cerca de espécies de plantas. A tendência é que este número seja ainda maior, mas talvez não cheguemos a conhecer algumas delas devido ao avanço do desmatamento e aos impactos das mudanças climáticas na região.
A Tovomita cornuta, por exemplo, foi encontrada aos 45 minutos do segundo tempo. A nova espécie foi identificada no nordeste do estado do Amazonas por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A descoberta da pequena planta, nomeada T. cornuta devido a seus frutos em formato de cornos, é resultado de uma pesquisa de campo que durou quatro anos. Os pesquisadores a encontraram em florestas de campinarana – locais em que a vegetação diferenciada se desenvolve sobre solos arenosos e pobres em nutrientes. A nova espécie da Amazônia foi descrita na revista .
Nem tudo são flores. “Nessa descoberta da espécie Tovomita cornuta, identificamos que seu status de conservação já é ameaçada de extinção devido às pressões sobre sua área de ocorrência, que sofre com a expansão urbana não planejada, o desmatamento da mata, a extração de areia para a construção civil e a consequente perda de habitat”, explicou Layon Oreste Demarchi, coautor do estudo, em .
De acordo com os pesquisadores, há muitas espécies não descobertas na Amazônia que só poderão vir à tona por meio da pesquisa de campo intensiva e de estudos taxonômicos detalhados. Por conta disso, o financiamento de estudos e o fortalecimento das instituições de pesquisa por parte do governo tornam-se imprescindíveis.