Nunca é tarde para lembrar: 2022 tem Copa do Mundo no Catar, mais precisamente entre novembro e dezembro. Se você pensa em comprar uma smart TV para a Copa e pesquisou alguns produtos em sites da internet, deve ter percebido que entre os principais componentes do televisor há uma variedade de tecnologia nas telas dos aparelhos. Mas levar em consideração aquelas siglas LED LCD, OLED, QLED e outras é mesmo importante?
A resposta é sim! Em termos de qualidade de imagem, a tecnologia de iluminação é tão importante quanto a resolução da tela, porque ela pode ser decisiva para experiência do usuário garantindo mais ou menos fidedignidade nas cores e possibilitando que o real potencial da definição das imagens seja realmente aproveitados.
Confira a seguir alguns dos tipos mais comuns de tecnologia de iluminação de pixels do mercado brasileiro:
LCD
A tela LCD é formada por pixels de cristais líquidos com a adição de um painel de LED. Este tipo de tela é capaz de emitir boa definição nas cores e funciona muito bem em ambientes com bastante luz. A tecnologia está presente em televisores de mais acessíveis e podem ser uma boa opção para quem não quer gastar muito. No entanto, este tipo de tela não possui baixo contraste e também não alcança os mesmos níveis de brilho que outras tecnologias de tela.
LED
As telas LED são basicamente telas LCD com pequenos pontos luminosos que iluminam os pixels com maior eficiência oferecendo maior contraste e brilho que a tecnologia anterior. A tecnologia é a mais comum nos televisores do mercado brasileiro e dispositivos com esta tecnologia tem custo relativamente baixo.
OLED
As telas OLED deixam de lado os pixels de cristal e é formada por pixels de polímero que têm a capacidade de gerar iluminação própria, o que elimina completamente a necessidade de um painel de LED atrás do pixels. Na parte do design isso possibilita a construção de televisões mais finas já que ela possui menos camadas.
Os polímeros são capazes de reproduzir cores mais definidas e intensas, além de poder entregar cores escuras e um preto mais próximo do real, uma vez que podem se apagar completamente, evitando aquele aspecto de preto acinzentado que a tela LCD pode exibir em alguns casos – ainda mais se não tiver tecnologia antirreflexo.
QLED
É possível que nas suas pesquisas você encontre a tecnologia QLED, que pode ser considerada uma evolução da tecnologia LED e é a alternativa de Samsung e TCL para concorrer com televisores com displays OLED. O QLED entrega definição e contraste ligeiramente melhores que as telas OLED e têm fabricação bem mais barata, o que se reflete no preço final dos produtos.
Confira três smart TVs que listamos para você:
A smartTV LG tem tela de 50 polegadas com resolução 4K tecnologia LED, sistema operacional WebOS e é compatível com os assistentes virtuais, Google Assistant e Amazon Alexa.
[produto_amazon1]
A smart TV tem tela de 55 polegadas com resolução 4K tecnologia QLED e taxa de atualização de 120Hz, ideal para usuários que buscam uma televisão para jogar seus jogos favoritos com fluidez. A TV tem sistema operacional Tizen, da própria Samsung, e é compatível com Alexa e Google Assistant.
[produto_amazon2]
A smart TV LG tem 48 polegadas, resolução 4K e tecnologia OLED, a mais avançada do mercado. A TV tem sistema operacional WebOS e tem suporte para Alexa e Google Assistant. Além disso, o dispositivo é excelente para jogos já que possui uma taxa de atualização de 120Hz, o que garante mais fluidez nas gameplays.
[produto_amazon3]