Enterro de crianças em círculos de pedra são descobertos na Noruega
Arqueólogos descobriram um campo de enterro na Noruega contendo 40 formações de círculos de pedra, a maioria com restos mortais de crianças.
No contexto europeu, a descoberta é extraordinária porque revela novas informações sobre as práticas de enterro durante a Idade de Bronze.
O local de enterro fica em Fredrikstad, no leste da Noruega, e esteve em atividade durante centenas de anos, com enterros ocorrendo entre 800 e 400 a.C.
O campo de enterro foi descoberto durante uma escavação em 2023. Mas os resultados das análises foram na terça-feira (25), pelo Museu de História Cultural da Noruega. Os resultados indicam que muitos dos enterros eram de bebês, enquanto outros tinham entre três e seis anos de idade.Enterros cercados de cerimônias
A descoberta do local de enterro levanta questões intrigantes sobre a estrutura social e as crenças da Noruega naquele período. A uniformidade dos túmulos, independente gênero ou idade, apontam para uma igualdade social e um importante papel da comunidade.
Os motivos pelos enterros separados das crianças e o local específico na Noruega continuam sem respostas. No entanto, os arqueólogos descobriram que as práticas cautelosas de cremação e enterro apontam para um sistema de crenças em que o fogo representava a transformação do corpo.
A escavação removeu as formações de pedra dos enterros das crianças, que serão exibidas no Museu Histórico de Oslo, capital da Noruega.
Segundo a líder da escavação, o próximo passo será analisar os objetos que encontraram nas sepulturas das crianças.