Encontrado possível navio de guerra britânico afundado na 1ª Guerra Mundial
Por mais de 100 anos, os restos de um navio de guerra britânico continuavam desaparecidos após ser afundado por um torpedo alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Contudo, na semana passada, mergulhadores afirmaram ter encontrado o navio de guerra HMS Hawke, que afundou em 15 de outubro de 1914, na costa da Escócia.
Ao todo, 524 membros da tripulação morreram quando o navio britânico foi afundado por um U-boat, os submarinos de guerra que a Alemanha lançou na guerra. O navio afundou em sete minutos porque, segundo historiadores, o torpedo alemão explodiu os carregadores de munição do navio.
Como os mergulhadores encontraram o navio de guerra britânico
Segundo a organização Lost In Waters Deep, que cataloga informações sobre as batalhas navais do Reino Unido durante o conflito, o navio está “bem preservado”. Aliás, está com as armas em perfeitas condições.
A organização que localizou o navio de guerra britânico após coletar evidências sobre os registros do U-boat que disparou o torpedo e de navios na região que conseguiram se safar. Com essas informações, os mergulhadores examinaram cartas náuticas da Marinha Real Britânica na região, percorrendo o fundo do mar para tentar encontrar o navio.“As cartas náuticas mostram que há uma obstrução na área que considerávamos como o possível local onde o navio estaria afundado. Quando fomos lá, não achamos nada. Mas, felizmente, encontramos um objeto grande no fundo do mar que parecia ser do navio”, afirmou Will Schwarz, um dos mergulhadores da missão.
Quando os mergulhadores encontraram o objeto, eles decidiram descer mais 110 metros abaixo da superfície. No local, a equipe encontrou o possível navio afundado há mais de 100 anos na Primeira Guerra Mundial.
Contudo, devido à profundidade, os mergulhadores conseguiram ficar no local por apenas 20 minutos. Posteriormente, a equipe retornou ao naufrágio para analisar o navio.
“Há apenas um registro de desparecimento de navio de guerra naquela região da Escócia. Além disso, encontramos características idênticas ao destroyer do navio de guerra. Portanto, esse navio só pode ser o Hawke”, afirmou Schwarz à .