Elon Musk lança o “Grok”, o rival sarcástico do ChatGPT
O bilionário Elon Musk anunciou no último sábado (4) o Grok, o primeiro chatbot da empresa xAI — que controla a rede social X. De acordo com o dono do antigo Twitter, a tecnologia ainda está em fase experimental, mas em breve ela será liberada sem custos para assinantes do X Premium+.
Nessa primeira etapa, apenas alguns usuários selecionados nos EUA podem testar a novidade. O site conta com uma que avisa quando o rival do ChatGPT estará disponível na sua região.Segundo nota publicada no , o design do Grok foi inspirado na série de ficção-científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. A ideia é que, ao contrário do ChatGPT, o chatbot da X dê respostas ácidas e repletas de ironias. Além disso, o Grok promete responder assuntos considerados proibidos em outras inteligências artificiais, como, por exemplo, como produzir cocaína (confira no tweet abaixo).
xAI’s Grok system is designed to have a little humor in its responses — Elon Musk (@elonmusk)
Outro diferencial do chatbot é que ele usa dados em tempo real extraídos da rede social X. Lembrando que no final de agosto, o X atualizou sua política de privacidade para permitir que qualquer postagem possa ser utilizada para alimentar o “aprendizado de máquina ou modelos de inteligência artificial”. Recentemente, o ChatGPT também passou a acessar informações da web em tempo real, mas essa opção está disponível apenas nas versões pagas da ferramenta.
De acordo com o time de especialistas do xAI, o desenvolvimento do Grok demorou quatro meses para ficar pronto. Ele utiliza um modelo próprio de LLM (sigla para Large Language Model, ou Grande Modelo de Linguagem) apelidado de Grok-1. Em testes comparativos de múltipla escolha, o Grok-1 foi superior ao ChatGPT 3.5 (73% de acertos contra 70%), porém ficou atrás do ChatGPT 4 (86,4% de acertos).