Não bastasse toda a polêmica desde o anúncio da aquisição da plataforma, o bilionário sul-africano Elon Musk agora está incentivando os usuários do a usarem o feed cronológico ao invés do feed algorítmico –configuração padrão da plataforma e que recomenda conteúdos que considera relevantes com base nas comportamento do usuário dentro do microblog.
Uma reclamação recorrente entre os usuários do Twitter é que está cada vez mais difícil ver as postagens dos perfis que seguem, isso porque os tuítes acabam se perdendo no feed em meio à quantidade de conteúdo recomendado.
Usuários do Instagram tinham uma reclamação parecida, mas recentemente a plataforma disponibilizou opções de feed cronológico.
Musk já criticou o algoritmo do Twitter algumas vezes, dizendo que a recomendação de conteúdo faz com que os usuários sejam cada vez mais alimentados com conteúdos que corroboram com seus pontos de vista e se isolem em bolhas.
Além disso, o bilionário defende que o Twitter seja uma plataforma de código aberto, o que tornará suas ações e alterações em seu algoritmo mais transparentes, mas não detalhou como esta mudança poderia afetar o feed cronológico.
O co-fundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, defendeu o algoritmo e afirmou que as recomendações de postagens são baseadas na atividade do usuário. Então, de acordo com o que curte, retuita ou interage na plataforma, o algoritmo recomenda conteúdos que o usuário demonstra simpatizar. Dorsey ainda declarou em um tuíte que o mais importante é a possibilidade de desativar essa funcionalidade.
Como desabilitar o algoritmo
O Twitter disponibiliza a possibilidade de feed cronológico, e se você está cansado da configuração padrão, é só seguir alguns passos para desativar o feed algorítmico.
Caso queira visualizar o feed cronológico em seu perfil do Twitter basta entrar no aplicativo, clicar no ícone de estrelas localizado no canto superior direito, e selecionar “alternar para os tweets mais recentes” e está feito.