Como eram produzidos os efeitos especiais no cinema mudo
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A conta no Twitter é um excelente meio para ver como as coisas eram feitas no passado. Ela detalhou muitos aspectos de exemplos de cenas famosas (como esta abaixo, de Harold Lloyd pendurado em um relógio no filme O Homem Mosca, que usa a perspectiva para parecer real) nesta (em inglês). Uma leitura divertida para qualquer pessoa.
Abaixo, veja como Charlie Chaplin patinou para trás e “quase” caiu em uma loja de departamento, em Tempos Modernos:
How a background was added to a shot from Modern Times using a glass matte painting shot— Silent Movie Gifs (@silentmoviegifs)
(“Como um fundo foi adicionado à cena de Tempos Modernos usando a técnica de pintura matte)
A cena finalizada:The end result in Modern Times (1936), looks like Chaplin is really in danger of going over the edge — Silent Movie Gifs (@silentmoviegifs)
(“O resultado final em Tempos Modernos [1936)] faz parecer que Chaplin realmente estivesse sob risco de cair da beirada”)
Essa complicada cena de Buster Keaton, em Sherlock Jr., feita com pintura matte também é bem legal:
Buster Keaton seamlessly combines a matte shot and a crazy stunt in Sherlock Jr. (1924) — Silent Movie Gifs (@silentmoviegifs)
(“Buster Keaton combina perfeitamente uma cena em matte com uma acrobacia maluca em Sherlock Jr. [1924]”)
E, aqui, como ela foi feita:By placing a plate of glass partially painted black in front of the camera, Keaton on the motorcycle was filmed separately from the trucks — Silent Movie Gifs (@silentmoviegifs)
(“Posicionando um prato de vidro parcialmente pintado de preto em frente à câmera, Keaton foi filmado na motocicleta separadamente dos caminhões”)
Imagem do topo: Wikimedia