Nesta quinta-feira (20), algumas pessoas ao redor do globo terão a chance única de acompanhar um eclipse solar híbrido. Esse evento é considerado raro, tendo acontecido pela última vez em novembro de 2013.
Esse tipo de fenômeno acontece quando a Lua está perto demais da Terra para bloquear completamente o Sol. Como consequência, alguns pontos da Terra observam o episódio como um eclipse total, enquanto outros têm a visão de um eclipse parcial.
Será possível enxergar os momentos de transição entre o eclipse parcial e total em apenas dois pontos da Terra, mas ambos ficam em partes remotas do oceano. Aqueles que estiverem no sudeste da Ásia, Austrália, Pacífico, Oceano Índico e Antártica conseguirão avistar uma das formas do fenômeno em algum momento.
Infelizmente, não será possível acompanhar o evento do Brasil. Por outro lado, aqueles que quiserem ter um gostinho do eclipse poderão assisti-lo através de , que devem começar às 22h30 desta quarta-feira (19).
Não deixe o evento passar com a justificativa de que haverão outros no futuro. O próximo eclipse solar híbrido está marcado apenas para o dia 14 de novembro de 2031, com um posterior ocorrendo só em março de 2164.
Por outro lado, haverá um segundo fenômeno astronômico bastante chamativo neste mês de abril. Na madrugada do dia 22 para 23, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Líridas. Como a Lua estará em sua fase nova, será mais fácil acompanhar o evento no céu noturno sem o brilho do satélite para interferir.