É só impressão: a Lua não muda de forma e tamanho; veja
Nem tudo que reluz é ouro e a Lua é a prova "viva" desse ditado. Entenda o fenômeno que faz o satélite "mudar" de formato e tamanho
Todo mundo sabe que a Lua “muda de forma” quatro vezes ao mês, são as conhecidas “fases”. Além desses ciclos, em alguns momentos também é possível vê-la maior que o normal, como se estivesse mais perto da Terra.
Mas você sabe o motivo desses fenômenos acontecerem? Por que ela muda de tamanho e como acontece a mudança de fases? O Gizmodo Brasil te explica rapidinho.
Fases
Essa informação pode ser um baque para os que gostam desse grande fenômeno iluminado, mas é só impressão! Ela não muda nunca.
A Lua não tem luz própria, esses formatos se dão pela quantidade de luz que o sol reflete no satélite.
Nós só vemos a Lua porque ela é iluminada pelo Sol. Simplificando, a Lua está na órbita da Terra e durante essa rotação ela não recebe a luz do Sol e assim vai progredindo durante o tempo necessário e recebendo a luz de acordo com sua localização.
E, ao receber essa iluminação, vai se formando as fases que tradicionalmente conhecemos como: Lua nova, minguante, crescente e cheia.
- Cheia
- Minguante
- Crescente
A fase crescente da Lua significa que ela está voltando a receber luz, mas do lado contrário da minguante, ela não está totalmente iluminada, mas já aparece mais da metade.
- Nova