É possível reencontrar um celular roubado desligado?
Conforme os celulares se tornam cada vez mais parte de nossas vidas, concentrando um número crescente de dados e informações sensíveis, as Big Techs vêm sentindo a necessidade de atualizar e modernizar suas ferramentas de segurança. Atualmente, tanto Android, quanto iOS contam com recursos que protegem os usuários em caso de furto ou roubo. Aliás, eles são capazes de rastrear um celular mesmo estando offline ou até desligado.
Como rastrear dispositivo Android desligado
O Google desenvolveu o aplicativo “Encontre meu Dispositivo” para ajudar usuários a localizar smartphones Android perdidos ou roubados com maior precisão. A aplicação oferece possibilidade de rastreio, bloqueio e exclusão de todos os dados de celulares remotamente.
Um dos recursos mais interessantes do app é a possibilidade de rastrear aparelhos (mesmo desligados). A função, por enquanto, está limitada aos dispositivos Pixel 8. Contudo, existem planos para liberar a ferramenta para todos os usuários Android até o final deste ano.
Por outro lado, uma alternativa que está disponível para todos é o Google Maps. Isso mesmo, caro leitor, o app que é, normalmente, utilizado para navegação. Além de exibir rotas para localidades de interesse, o aplicativo pode mostrar “Sua Linha do Tempo” diretamente no menu de configurações do app.
A função mostra um histórico das regiões em que o smartphone esteve e pode ser de grande ajuda para quem perdeu o celular ou foi vítima de roubo.
Vale lembrar que as autoridades não recomendam tentar recuperar pertences roubados. A prática mais correta é sempre comunicar às autoridades competentes e realizar um BO (Boletim de Ocorrência).
Como rastrear dispositivo iOS desligado
A Apple conta com seu próprio aplicativo para rastrear a localização de dispositivos: o “Buscar”, que está disponível para todos os modelos de iPhone. Porém, possui algumas limitações em modelos mais antigos, por não possuírem hardware compatível com algumas funções mais modernas.
Além de exibir a localização do celular offline, o app é capaz de bloquear o dispositivo remotamente. Caso seja necessário, também é possível deletar todos os dados que armazenados na memória interna.
O software também é capaz de rastrear celulares mesmo quando estão desligados. O recurso tem como único requisito que o dispositivo tenha sido lançado a partir de 2019. Ou seja, o iPhone 11 (ou posterior), e precisa ser equipado ao menos com o iOS 15 — lançado oficialmente em 2021.