Drone capta vídeo de lançamento da Starship que terminou em explosão
A SpaceX divulgou um vídeo captado por um drone que mostra o lançamento do foguete Super Heavy na última quinta-feira (20). A missão tinha o objetivo de realizar o primeiro voo orbital da espaçonave Starship, porém, o veículo foi destruído em uma grande explosão.
A decolagem ocorreu a partir da Starbase, um complexo de lançamento construído pela SpaceX em Boca China, localizado em uma região costeira do estado do Texas, nos Estados Unidos.Confira o vídeo da decolagem feito pelo drone
Liftoff from Starbase — SpaceX (@SpaceX)
Apesar da falha, o Super Heavy quebrou um recorde de mais de 50 anos, quando os foguetes N1, da então União Soviética, voaram durante testes com 30 motores e tendo uma potência de 10 milhões de libras de empuxo. Segundo o site , o voo da Starship na última semana produziu cerca de 15 milhões de libras de empuxo e também foi mais alto do que qualquer um dos foguetes da linha N1.
Starship dará início à colonização de Marte
Segundo a SpaceX e o seu fundador, o bilionário Elon Musk, o fim explosivo da missão já era esperado. A expectativa era que a missão tinha 50% de chances de dar errado. A maior preocupação do bilionário era de que o foguete explodisse enquanto ele ainda estivesse na torre de lançamento, o que geraria um grande prejuízo para a empresa.
O projeto da Starship existe desde 2016 e visa construir um veículo capaz de transportar astronautas para Lua e Marte, além de iniciar o processo de colonização do planeta vermelho. Para tal, a SpaceX construiu um gigantesco foguete totalmente reutilizável, além de uma nave com 50 metros de altura. O conjunto é o mais alto, mais pesado e mais poderoso foguete já construído pela humanidade até então. Em contrapartida, o foguete explodido não levava cargas úteis ou pessoas a bordo. Segundo Musk, a SpaceX pretende analisar os dados e realizar um novo teste com a Starship em alguns meses. “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e aprendemos muito sobre o veículo e os sistemas terrestres que nos ajudarão a melhorar os voos futuros da Starship”, disse a SpaceX. Por fim, reveja a cobertura do lançamento da Starship: //www.youtube.com/watch?v=-1wcilQ58hI