“Doença do touch” no iPhone 6 Plus acontece porque os aparelhos entortam
• Falha na touchscreen é a mais nova causa de morte precoce no iPhone 6 e 6 Plus
• Apple é processada por “doença do touch” na tela do iPhone 6 e 6 Plus
A falha acontece porque a solda que conecta dois chips do aparelho que lidam com a responsividade aos toques enfraquece com o passar do tempo. E a “doença do touch” está associada ao “Bendgate”: o iPhone 6 e o 6 Plus são flexíveis na altura dos controles de volume e é nessa altura que os chips ficam. Embora o iPhone 6s e 6s Plus tenham o mesmo design, a Apple usou um alumínio mais resistente para evitar isso.
Segundo a , o problema é que a companhia se recusa a admitir o erro e não tem dado nenhum tipo de assistência, suporte ou declaração sobre o defeito. Um consumidor brasileiro processou a Apple por causa disso, inclusive. Clientes com iPhones defeituosos noa EUA tem duas opções: levar o aparelho numa Apple Store, dar uma grana para receber um outro celular recuperado, ou levá-lo numa assistência técnica não autorizada.
Entendendo o problema
Na placa lógica do iPhone 6 e 6 Plus, existem dois chips chamados “Touch IC”, que são responsáveis por interpretar os toques na tela. Eles estão localizados justamente na parte sensível à dobras, e especialmente no 6 Plus, não é difícil entortá-lo; sentar-se com ele no bolso ou deixá-lo cair já é o suficiente. Alguns impactos ou pequenos impactos a longo prazo são suficientes para fazer a solda soltar.Chips Touch IC na placa lógica do iPhone. Imagem: iFixit.
Até agora, ninguém conseguiu ter dados exatos sobre o número de iPhones que estão com a doença do touch. Segundo uma reportagem da , pessoas que trabalham na Genius Bar em quatro grandes Apple Stores nos Estados Unidos disseram que um terço dos problemas com iPhones 6 Plus estão relacionados com o chip Touch IC.