Para desespero dos cinemas, Disney+ pode receber mais lançamentos
O Deadline na semana passada que a Disney pode estar de olho no lançamento em streaming de vários de seus próximos títulos, incluindo Cruella, Pinocchio e Peter Pan e Wendy — todos estavam originalmente programados para serem lançados nos cinemas.
O site disse que ainda não se sabe se os filmes seriam lançados diretamente no Disney+ ou se seriam oferecidos com preço premium na plataforma Premier Access, como a empresa fez com o remake live-action de Mulan. O Deadline também acrescenta que nenhuma decisão final foi tomada, o que significa que os lançamentos podem seguir nos cinemas como planejado.
Essa medida, no entanto, faria sentido para a Disney, já que muitos cinéfilos ainda não consideram voltar às salas, seja pelo fechamento dos cinemas, seja por mesmo. Além disso, os executivos da empresa deixaram claro no último relatório financeiro que o foco da companhia está na sua plataforma de relacionamento direto com o consumidor.
Conteúdos novos e exclusivos são cruciais para o sucesso do Disney+. A empresa poderia aproveitar seus filmes que estão para ser lançados para conseguir mais assinantes, já que a situação sanitária nos EUA .A Disney não disse nada sobre o sucesso de Mulan no Premier Access, mas dados da Sensor Tower estimam que os downloads do Disney+ na Google Play e na App Store cresceram 68% quando o filme chegou ao serviço, comparando um período de três dias com o mesmo intervalo da semana anterior. Os gastos no app também cresceram 193% em relação a uma semana antes.
A Disney, é claro, não é o único estúdio evitando os lançamentos nos cinemas e seguindo o caminho direto ao consumidor para títulos de grande orçamento. A Universal Pictures obteve um com o lançamento de Trolls World Tour como um título premium no streaming. O filme arrecadou quase US$ 100 milhões em locações durante as primeiras três semanas — até mais do que o Trolls original conseguiu durante cinco meses em cartaz, de acordo com o .
No mês que vem, , da Warner Bros., será lançado nos cinemas e também no HBO Max. A diretora do filme, Patty Jenkins, tem . Mesmo assim, em um comunicado, ela disse sobre o lançamento nas duas plataformas: “Em certos momentos, você tem que tomar uma decisão e compartilhar o amor e a alegria que tem para dar.”No início da pandemia, os cinemas estavam em uma posição muito melhor para fazer exigências sobre os termos de suas janelas de lançamento e exclusividade para os títulos. O sucesso de Trolls World Tour como um título premium no streaming iniciou uma pequena guerra entre a rede de cinemas AMC e a Universal Pictures. A empresa de salas chegou a dizer que iria proibir a exibição de filmes de qualquer estúdio que abandonasse unilateralmente as práticas atuais e se ausentasse das negociações entre distribuidores e expositores para encontrar uma solução em que ninguém saísse prejudicado.
Mas quando as duas partes chegaram a uma meses depois, ficou claro que foram feitas concessões para manter o relacionamento amigável. A Universal concedeu à AMC os direitos de exibição por pelo menos três fins de semana antes de poder oferecer os filmes em seus próprios serviços — uma janela do que o padrão. Era óbvio que os cinemas precisavam dos estúdios mais do que os estúdios precisavam dos cinemas, principalmente porque a maioria dos estúdios passou a ser o mais . E agora, as maiores redes de cinemas dos EUA estão à da . A experiência com o Premier Access pode não ser a preferida da Disney para colocar seus lançamentos no Disney+, mas mostra que a empresa está analisando cuidadosamente suas opções, para desespero das salas de cinema.