Dinamarca proíbe venda de macarrão instantâneo sul-coreano: “muito picante”
Como a Dinamarca baniu esse macarrão
De acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira (18), a agência avaliou três produtos da marca, a sul-coreana Samyang Foods, como perigosos. Isso porque eles têm altos níveis de capsaicina, componente ativo da pimenta malagueta.Segundo a Samyang Foods (via The Guardian), essa foi a primeira vez que os produtos da marca foram recolhidos por serem muito ardentes. Populares no exterior, os produtos da Samyang viralizaram recentemente no TikTok – a chegou a fazer um vídeo provando a comida.
Conforme o Euronews, não houve nenhum relato de incidente com o alimento, e a Samyang pretende responder à proibição dos produtos. A companhia declarou: “Parece que as autoridades alimentares dinamarquesas iniciaram o recall devido a preocupações de que o sabor picante excessivo pudesse causar problemas, e não por causa de quaisquer problemas de qualidade”.
Por que comidas apimentadas podem causar intoxicação?
Segundo o The Conversation, quando a capsaicina se liga à TRPV1, normalmente relacionada à capacidade de detectar temperaturas dolorosamente altas, a proteína é desencadeada a temperaturas mais baixas, gerando a sensação de queimação. Essa sensação faz com que o corpo inicie uma resposta inflamatória semelhante ao que acontece em casos de queimadura, causando inchaço, suor e desconforto.
Em 1912, para medir a pungência das pimentas, o farmacêutico americano Wilbur Scoville desenvolveu a escala Scoville e as unidades de calor Scoville (SHU). Posteriormente, na década de 1980, o método foi aperfeiçoado de diluição na água para medição da capsaicina no extrato.Na escala, o pimentão doce tem zero SHU, enquanto o recordista Pepper X tem 2,7 milhões. Supostamente, o macarrão instantâneo Buldak Ramen teria cerca de 9 mil SHU. E aí, apimentado demais?