Dia da Toalha e do Orgulho Nerd: o que essa data significa?
Já é tradição: 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, duas datas celebradas pela comunidade geek em todo o mundo. A origem da comemoração está no que parece ser uma coincidência entre duas sagas queridas: Star Wars e Guia do Mochileiro das Galáxias.
Primeiro veio o Dia da Toalha, uma homenagem a Douglas Adams, autor de “Guia do Mochileiro das Galáxias”, série de livros lançada pela primeira vez em outubro de 1979. Em 2001, o site britânico sugeriu que fãs da saga saíssem às ruas com uma toalha para homenagear Adams após sua morte.
“Na última sexta-feira de maio, vamos sair com nossas toalhas e espalhar a palavra de 42 [número importante da saga]”, diz o post original. A data caiu no dia 25, que depois se convencionou como comemoração.
O uso da “toalha” faz referência à obra, que diz que toalhas são “a coisa mais útil que um mochileiro interestelar pode ter”. Isso porque esses objetos podem servir como agasalho, cama, vela de jangada, arma e bandeira de socorro. Mas também há o apelo emocional, como escreve Adams:
“Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito” – Douglas Adams, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”
E a parte de “espalhar a palavra de 42” também faz referência ao livro. Segundo o Guia, “42” é a resposta para a Grande Pergunta sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais. Esse número aleatório, porém, não passa de uma piada. Isso porque o livro conta que um computador passou 1 bilhão de anos calculando a resposta e chegou a uma conclusão sem sentido nenhum.
De onde vem o Dia do Orgulho Nerd?
Já o Dia do Orgulho Nerd remete ao lançamento do primeiro filme de Star Wars, “Episódio 4: Uma Nova Esperança”, que estreou nos cinemas em 25 de maio de 1977. O longa de George Lucas marcou gerações e é o pioneiro na massificação da ficção científica.
A data foi Senor Buebo, de German Martinez, em 2006, como uma forma de celebrar histórias em quadrinhos, ficção científica, cosplay, RPG (role-playing games) e fantasia – algumas das marcas da cultura geek.
Mas o dia só ganhou popularidade em 2008, quando passou a ser comemorado nos EUA e, depois, em outros países do mundo. E, claro, também tem a ver com o Dia da Toalha, que já era popular entre os fãs de Adams mundo afora.
Seja como for, o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha falam sobre a mesma coisa: é legal ser quem você é e gostar do que você gosta – algo que era motivo de piada e bullying até pouco tempo atrás.