Desmascarando três ideias furadas sobre privacidade online
1. Excluir o histórico de navegação não funciona
Isso parece fazer tanto sentido que até . O único problema é que a exclusão do histórico de navegação não impede absolutamente ISPs (provedores), anunciantes ou os governos de rastrear você na web.
A razão para isso é simples: o botão “limpar histórico” no navegador da web exclui apenas o histórico do navegador no armazenamento local. De fato, , embora ocultos no cache do DNS. Você pode limpar esse cache reiniciando o computador, mas já será tarde demais. Muitas partes – incluindo ISPs, anunciantes e governos – armazenam seu histórico de navegação em tempo real, e esses dados estão a apenas um mandado de busca de serem revelados. Mesmo sem um mandado, as empresas ainda podem usar os dados para veicular anúncios mais relevantes ou simplesmente vendê-los a um profissional de marketing.2. Usar uma janela anônima não funciona para questões de privacidade
Isso seria útil se funcionasse da maneira que o Google, Apple e Mozilla sugerem. A navegação privada e as janelas anônimas oferecem uma camada extra de privacidade, o suficiente para que seus sites pornográficos não sejam preenchidos automaticamente em uma janela normal do navegador e suas pesquisas não são salvas localmente. É aí que os benefícios da privacidade param, no entanto.
Deseja uma verdadeira experiência de navegação privada? Use o Tor. O serviço de internet anônimo oferece várias camadas de proteção, mascarando sua identidade e atividade online dos olhares indiscretos de grandes corporações e grandes governos. Uma VPN é outra boa opção.
3. Instalar um bloqueador de anúncios não funciona
Isso parece um pouco contra-intuitivo – o que é parte do motivo pelo qual é arriscado. Bloqueadores de anúncios como o impedem que terceiros executem certos scripts que podem identificar onde você está e o que gosta (entre outras coisas). A proteção está longe de ser abrangente, no entanto. Afinal, o software foi projetado para bloquear anúncios e impedir que malwares desagradáveis sejam carregados no seu navegador. Não é exatamente uma ferramenta de privacidade.
Existem outros complementos e extensões projetados especificamente para proteger sua privacidade. Os , Do Not Track Me e Privacy Badger. Existem algumas razões para ter cuidado com esses aplicativos, no entanto. Primeiro, eles ainda não oferecem o mesmo nível de proteção que uma VPN ou Tor. E dois, . A única coisa pior do que fornecer mais dados sobre o Google ou seu provedor de serviços de internet é permitir que os hackers se apoderem deles. Para conclusão, se você gosta de privacidade, deve considerar um serviço VPN e/ou Tor. Não dê ouvidos a quem lhe disser o contrário.