Depois da Artemis 1, furacão Ian atrasa a missão Crew-5, da SpaceX
Decolagem da Crew-5 foi adiada em pelo menos dois dias. Nave da SpaceX levará cosmonauta russa pela primeira vez
Após atrasar o lançamento da Artemis 1, o Furacão Ian também afetou a programação da missão Crew-5, da SpaceX. A nave levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).
A passagem do Ian pela Flórida impactou os preparativos para o lançamento do foguete Falcon 9 e da nave Crew Dragon. A NASA também afirma que está avaliando os impactos da passagem da tempestade na infraestrutura do Centro Espacial Kennedy.Inicialmente, a decolagem estava prevista para a próxima segunda-feira (3). Porém, a agência espacial e a SpaceX decidiram adiar o lançamento do foguete para não antes de 5 de outubro – com essa data ainda podendo sofrer ajustes.
Com a mudança de data, o retorno à Terra dos astronautas da missão Crew-4 também foi adiada, devendo ocorrer cinco dias depois da chegada da nova tripulação.
A missão Crew-5 da SpaceX
A Crew-Dragon levará ao espaço os astronautas americanos Nicole Mann e Josh Cassada, que servirão como comandante e piloto, respectivamente; e o astronauta japonês Koichi Wakata, que atuará como especialista da missão.Além disso, estará a bordo da nave da SpaceX a cosmonauta Anna Kikina. Desde 2002, esta é a primeira vez que uma pessoa de nacionalidade russa viaja ao espaço em uma nave americana.
Apesar da guerra na Ucrânia e das tensões geopolíticas, a NASA e a Roscosmos chegaram a um acordo para fazer uma troca de tripulações. No último lançamento russo, no dia 21 de setembro, a nave Soyuz já havia levado o astronauta americano Frank Rubio para a ISS.
Essa troca garante que, no caso de uma emergência e o retorno de uma das naves, a estação espacial sempre terá pelo menos um americano e um russo a bordo. Por tradição, os astronautas sempre retornam à Terra com a mesma nave que chegaram em órbita.