O Carnaval já está entre nós e, depois de dois anos de privações pela pandemia, os foliões vão levar seus blocos para as ruas. Com a chegada da amada festança, é hora de puxar a memória e recordar os hits que fizeram sucesso nos anos anteriores para não fazer feio nas ruas!
Para ajudar nessa tarefa, o Giz Brasil fez uma lista para você relembrar os sucessos que marcaram o Carnaval dos últimos anos. Confira:
2010 – “Rebolation” do Parangolé
2010 foi o ano da primeira presidente mulher eleita no Brasil e do hexa que não veio na África do Sul. Porém, quem apareceu com tudo foi o “Rebolation”, hit responsável por dar luz a Léo Santana, na época vocalista do Parangolé. Em um mix de refrão-chiclete e coreografia viral, o sucesso conquistou o Brasil e até hoje é lembrado.
2011 – “Liga da Justiça” do LevaNóiz
“Foge, foge, Mulher-Maravilha. Foge, foge, Superman. Você é minha Maravilha e eu sou seu Superman. No swing aqui do Leva, eu quero ver você meu bem”. Esse trecho da música “Liga da Justiça”, inspirada nos super-heróis da DC, da banda Levanóiz, marca o maior hit da folia de 2011. Outro hit daquele ano foi , imortalizado por Reginho e a Banda Surpresa.
2012 – “Ai Se Eu Te Pego” de Michel Teló
Há quase 11 anos, em meados de 2012, uma música brasileira atingiu o sucesso mundial: “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló. A canção que se espalhou pelo Carnaval daquele ano de uma maneira tão fulminante que foi uma mais tocadas no mundo todo. O sucesso foi tão grande, que o som do sertanejo teve até versões em outros idiomas.
Além disso, “Ai Se Eu Te Pego” ainda foi considerada recentemente pela Billboard como uma das 50 melhores músicas latinas da década passada e a descreveu como “doce e tímida canção de amor cantada por um jovem brasileiro”. Um hit é um hit!
2013 – “Ziriguidum” de Filhos de Jorge
Rebolou, vem no ziguiriguidum balançar! A canção baiana, da banda Filhos de Jorge, fez bastante sucesso no Carnaval de 2013 e todo mundo fazia a dancinha. Quem aí lembra? A canção é uma adaptação da música cubana “Yiri Yiri Boum”, de Thorn Silvestre Méndez Lopez. Na época, Dan Miranda e Marta, membros do Filhos de Jorge, falaram que o termo “Ziriguidum” significa para eles “molejo” e “balanço”. Dito e feito!
2014 – “Lepo Lepo” do grupo Psirico
2014, ano de Copa do Mundo no Brasil! São pelo menos “sete motivos” para ninguém querer lembrar… Por outro lado, com certeza tem gente que não esqueceu a coreografia de “Lepo Lepo”, do grupo Psirico. A letra fala sobre uma pessoa que está com problemas financeiros e conquista seus parceiros amorosos por meio do “Lepo Lepo”. A banda baiana foi ao ápice no Carnaval de 2014, apenas por cantar sobre ser “duro” e “pé rapado”.
2015 – “Camarote” do Wesley Safadão
Hit de 2015 e dos recém solteiros, “Camarote” fez com que o cearense Wesley Safadão recebesse o prêmio de Música do Carnaval, em premiação promovida pelo YouTube. “Foi a canção mais rápida que estourou que eu já cantei”, contou o artista em entrevista.
No entanto, vale lembrar que essa não foi a única música que estourou no Carnaval de oito anos atrás: e os dois hits e do Rei da Cacimbinha, marcaram o início das disputas mais acirradas.
2016 – “Paredão Metralhadora” da Banda Vingadora
2016 foi marcado pelas Olimpíadas no Rio de Janeiro e pelo impeachment de Dilma Rousseff. No Carnaval foi só alegria com o refrão chiclete: “Pega metralhadora! Trá, trá, trá, trá, trá. As que comandam vão no trá, trá, trá, trá”. Nessas poucas palavras, a Banda Vingadora, comandada por Tays Reis, foi responsável por emplacar “Paredão Metralhadora” e, consequentemente, o ritmo arrochadeira, uma mistura do pagode baiano com o arrocha. O clipe foi inspirado no filme “Mad Max”. No mesmo ano, outros sons estouraram durante o carnaval, como de Marcos e Belutti com Wesley Safadão e do MC Bin Laden.
2017 – “Olha a Explosão” do MC Kevinho
Com a ascensão do funk no Brasil, MC Kevinho emplacou “Olha a Explosão” como um dos grandes hits do Carnaval de 2017. Atualmente, com mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube, a música conquistou não apenas os brasileiros, mas também o mercado internacional.
Além dessa, algumas canções como , de MC G15, , de Nego do Borel, Wesley Safadão e Anitta, e , da Pabllo Vittar e Rico Dalasam, além de do Léo Santana, foram campeãs em plataformas de streaming. O ano foi marcado pela mistura do pop e do funk.
2018 – “Envolvimento” de MC Loma e as Gêmeas Lacração
O Carnaval de 2018 foi marcado por um trio de Recife: MC Loma e as Gêmeas Lacração, que chegaram ao 1º lugar na parada mundial de músicas virais do Spotify em poucos dias após o lançamento de “Envolvimento”. O trio de brega funk, na época recém lançado, salvou o Carnaval com um videoclipe caseiro, que desbancou nomes como Anitta e Jojo Toddynho.
Elas não tinham orçamento, mas tinham o povo! Mas vale lembrar que sons como da Jojo Maronttinni, de Anitta e do MC Don Juan também embalaram a festa dos foliões naquele ano.
2019 – “Jenifer” do Gabriel Diniz
Olha o suingue do GD! Em 2019, o cantor Gabriel Diniz, natural de Mato Grosso, furou a bolha do sertanejo universitário e lançou para o Brasileste hit, que conquistou o topo das principais paradas. “Jenifer” conta a história da moça do Tinder e colou na cabeça dos foliões.
A canção foi lançada em setembro de 2018 e foi para o repertório do disco “GD à Vontade“. A faixa foi o grande sucesso da carreira de Gabriel Diniz, que morreu em 2020, após a queda de seu avião no litoral de Sergipe. Além de “Jenifer”, de Anitta, de Kevin o Chris feat. FP do Trem Bala, , do Mc L da Vinte, de Dynho Alves e da Banda Parangolé, também marcaram o Carnaval naquele ano.
2020 – “Tudo Ok” de Thiaguinho MT
A música “Tudo Ok”, de Thiaguinho MT, liderou o ranking das plataformas digitais no Carnaval de 2020. Pabllo Vittar também emplacou duas faixas, e . O brega funk, que viralizou com Mc Loma em 2018, ainda apareceu com , de Tati Zaqui, além de , do Léo Santana com a Anitta.
2021 – “Batom de Cereja” do Israel & Rodolffo
Em 2021, a música que bombou foi “Batom de Cereja”. Enquanto Rodolffo estava no BBB e a pandemia do Covid-19 fez os foliões se isolarem em casa, o hit estourou Brasil afora e marcou demais as festas do ano. Vale lembrar que no mesmo ano, de Tierry, dos Barões da Pisadinha, além de , de Ivete Sangalo e Harmonia do Samba, também marcaram o ano que o Brasil ficou sem a festa de Carnaval.