Dá para dizer que o “Besouro Azul” é um herói latino?
Uma das aventuras mais aguardadas do ano é “Besouro Azul”, trama que acompanha a jornada de Jaime Reyes (Xolo Maridueña) em sua transformação ao ser picado por um misterioso inseto. Com a brasileira Bruna Marquezine no elenco, o longa trará algo inédito: o primeiro filme da DC destinado exclusivamente para um super-herói latino.
A trama conta a história de Jamie Reyes (Maridueña), um jovem mexicano que se torna um super-herói à força. Tudo acontece quando ele entra em contato com uma antiga relíquia que se funde com o seu corpo, criando uma armadura que lhe dá poderes especiais — como super força e velocidade. Victoria Kord (Susan Sarandon) é a vilã que quer controlar esses poderes e ter a armadura para si.
Nos quadrinhos, Jaime Reyes é descendente de mexicanos-americanos e mora em El Paso, Texas. Ele é a terceira iteração do herói da série “Blue Beetle”, introduzido pela primeira vez em 2006 como parte dos “Teen Titans” da DC Comics. O longa, que estreia nos cinemas brasileiros em 17 de agosto, tem muitos pontos importantes a serem observados e ressaltados.
Além de ser o primeiro filme da DC com um super-herói latino, fugindo daquele estereótipo do homem branco padrão que estamos acostumados, a família de Jamie também rouba a cena na trama. Diferentes de outros filmes que os heróis escondem a identidade secreta dos familiares, nesse todos sabem desde o início. Como já vimos nos trailers, os Reys serão partes importantes da trama.
Além da representatividade
Na verdade, a família do protagonista está ao lado de Jaime quando ele se transforma no Besouro Azul. Nos quadrinhos, a história traz aspectos culturais que enriqueceram a sua história de origem e, junto, trazendo uma nova conexão com os leitores. No filme, não será diferente. A ideia não é só trazer representatividade hispânica ao longa, mas também destacar a importância da família.
Em uma conferência em Abril, o diretor Angel Manuel Soto e o ator Xolo Maridueña comentaram sobre a importância de trazer um herói latino (via ). “Mas você verá no filme que nada do que acontece, seria possível sem uma família. Esse é o tema, seja você latino ou não, que transcende etnicidade e cor da pele, pois é algo que todos nós podemos nos relacionar”, explica o protagonista.
Para o diretor, é isso que torna o filme diferente de outras produções. “Essa é a parte mais animadora. Embora seja, inegavelmente, latino, todos entendem Jamie porque são pessoas com que interagimos na nossa vida normal e seus problemas, são problemas que conhecemos. Talvez exista um lugar para todas as coisas alienígenas, mas tudo que se vê nesse filme é tangível e está enraizado no mundo de hoje”.
Mais que latino
Soto reiterou diversas vezes que “latino” não é uma “palavra-chave” para o filme, mas uma aspecto que dá base para o restante da história. “‘Latino’ não é uma generalização ou uma palavra-chave. Eu sou de Porto Rico e queria ver algo em que te faz sentir em casa no IMAX, não em noticiários, por que é sempre como uma notícia ou um postal. Mas somos mais do que isso”.
Importante destacar que o início da pré-venda de ingressos para “Besouro Azul” começa nesta . Relembre o trailer:
Qual a trama de “Besouro Azul”?
A produção segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Enquanto tenta encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém e faz chegar às mãos de Jaime uma antiga relíquia da biotecnologia alienígena – o Escaravelho.
O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico, o que lhe dá uma armadura super poderosa e lhe garante poderes. O jovem então enfrentará desafios imprevisíveis, mudando para sempre seus planos ao se tornar o Super-Herói Besouro Azul.
Além de Marquezine e Maridueña, estão no elenco Adriana Barraza (“Rambo: Até o Fim” e “Thor”) Damían Alcázar (“Narcos” e “Narcos: Mexico”), Elpidia Carrillo (“Mayans M.C.” e os filmes “O Predador”), Raoul Max Trujillo (filmes “Sicario” e “Mayans M.C.”), a vencedora do Oscar Susan Sarandon (“Monarch” e “Os Últimos Passos de um Homem”), e George Lopez (das franquias “Rio” e “Os Smurfs”).
“Besouro Azul” tem direção de Angel Manuel Soto (“Charm City Kings”), a partir do roteiro do escritor mexicano Gareth Dunnet-Alcocer (“Miss Bala”), baseado em personagens da DC. John Rickard e Zev Foreman estão produzindo, com Walter Hamada, Galen Vaisman e Garrett Grant atuando como produtores executivos.