Como conseguir criptografia avançada usando um Nokia N9
Lembra-se do Nokia N9? Talvez não, já que foi um smartphone que praticamente nasceu morto e acabou não sendo usado por muita gente. Mas mesmo este dispositivo com três anos de idade ainda consegue ser uma peça de hardware bastante sofisticada. E ao usar o N9 e luz, físicos encontraram uma forma de .
Algoritmos de criptografia modernos contam com entradas de números aleatórios – se os números não forem verdadeiramente aleatórios, é mais fácil quebrar a criptografia. E computadores, que são incrivelmente bons em seguir ordens, não são muito bons em serem aleatórios.“Se todo mundo na Terra usar tal dispositivo constantemente a 1Gbps,” , “demoraria 1060 vezes a idade do universo para alguém notar um desvio em uma cadeia de bits perfeitamente aleatória.”
Um físico não envolvido no estudo disse à Popular Mechanics que não há como verificar se a aleatoriedade vem do comportamento quântico em vez de outras propriedades físicas. Mas parece ser uma forma viável de gerar números aleatórios (ou algo muito próximo a isso) usando uma tecnologia até meio banal. [, ]