Criado por uma IA, grupo de K-pop “MAVE:” já tem 1,6 milhão de ouvintes
Um grupo musical formado por avatares está fazendo mais sucesso do que muitos artistas da “vida real”. Com aparência realista, à primeira vista, as integrantes do MAVE: podem parecer humanas, mas foram criadas por inteligência artificial. O grupo de K-pop — gênero de música pop da Coreia do Sul — já conquistou 1,6 milhão de ouvintes mensais no Spotify.
Com direito a shows na TV e coreografias no TikTok, a banda está revolucionando o entretenimento. Embora não seja o primeiro grupo musical sul-coreano formado por avatares, o MAVE: foi o que chegou mais longe, até então. Confira:
O quarteto estreou com a música “Pandora”, que virou hit. O primeiro videoclipe do grupo ultrapassa 20 milhões de visualizações. SIU:, ZENA:, TYRA: e MARTY: são as integrantes do MAVE:. Elas têm entre 19 e 20 anos e cada uma vem de um país diferente, dos Estados Unidos à Indonésia, apesar de todas terem características asiáticas.
O segredo para o sucesso
Com muita interação com o público nas redes sociais e a humanização dos avatares, por meio da criação de histórias particulares para cada uma, a empresa busca criar uma relação afetiva dos fãs com a banda e sua música.Segundo Sung-Ku Kang, diretor de tecnologia da Metaverse Entertainment, a empresa tem ampla experiência e conhecimento para gerar bons resultados e criar personagens queridos pelo público. “Os integrantes da empresa são especialistas em diversas áreas, como videogames, entretenimento e música”, afirmou em entrevista ao El País.
De acordo com o executivo, o projeto conta com o mesmo planejamento e produção daqueles realizados com artistas reais. A diferença é que há muitas facilidades e possibilidades que a tecnologia abre. Uma delas é o fato de o grupo poder se apresentar em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo, ampliando rapidamente o alcance das artistas. Outra questão é que as pessoas ficam cansadas e precisam de pausas. No caso dos avatares, é possível trabalhar incansavelmente, desenvolver coreografias e clipes em uma escala muito maior e em menos tempo. Contudo, as coreografias são a parte mais difícil. Kang conta que é complexo fazer com que os movimentos pareçam naturais como os dos humanos dançando. “Para fazer com que os movimentos pareçam naturais, usamos a tecnologia de captura de movimento para registrar com precisão os movimentos de pessoas reais e a tecnologia de simulação para fazer roupas e cabelos se moverem naturalmente com a atividade também”, revelou. A Metaverse Entertainment, subsidiária da desenvolvedora de videogames Netmarble, inclui a Kakao Entertainment, empresa de entretenimento proprietária do ‘WhatsApp coreano’, bem como o Kakao Talk, e várias agências de grupos de K-pop e de atores.– Leia também no Giz Brasil: “Eternity: conheça o grupo de K-pop com integrantes virtuais”