Aparentemente, mais pessoas têm visto ETs nos céus dos EUA nos últimos anos. Segundo do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional, foram 366 relatos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) desde março de 2021.
“Os relatórios de UAPs [fenômenos aéreos não-identificados] estão aumentando, o que permite uma maior conscientização do espaço aéreo e maior oportunidade de resolver esses eventos”, diz o documento.
O número chama a atenção porque o órgão recebeu 144 chamados sobre o assunto entre 2021 e 2005, ano do início da contagem. Os registros vêm, em sua maioria, da Marinha (foto) e membros da Força Aérea dos EUA, que apontam os fenômenos nos canais oficiais do governo.
Agora, as autoridades norte-americanas avaliam se o aumento se deve a uma maior compreensão das possíveis ameaças de UAPs ou se, de fato, mais pessoas estão atentas às ameaças de segurança que podem vir a aparecer nos céus do país, diz o relatório.
“Esse aumento de relatórios permite mais oportunidades para aplicar análises rigorosas e resolver eventos”, pontuou o texto.
O levantamento também diz que os registros mais recentes demandam mais evidências e que podem ser resultado de sensores com defeito. Mesmo assim, o órgão conseguiu esclarecer mais de metade deles. Veja o que consta no levantamento:
- 26 foram caracterizados como aeronaves não tripuladas;
- 163 eram balões
- 6 eram objetos e animais como pássaros ou detritos
Ainda assim, 171 dos avistamentos continuam sem esclarecimentos. “Demonstraram características de voo incomuns ou capacidades de desempenho e requerem uma análise mais aprofundada”, dizem alguns deles.
Em 2022, o Pentágono realizou a primeira audiência pública sobre UAPs em quase 50 anos. O motivo: a Marinha relatou quase 400 OVNIs em potencial nos céus do país – muito mais que os registrados no relatório da Inteligência Nacional.