Cosmonauta russo filma Amazônia do espaço ao som de Jorge Ben Jor
Na última quarta-feira (24), um cosmonauta russo permitiu que os brasileiros vissem o país por outro ângulo. Oleg Artemiev, que está na Estação Espacial Internacional (ISS) desde março deste ano, aproveitou que o laboratório orbital estava sobrevoando a América do Sul e gravou a Amazônia vista do espaço.
No vídeo, publicado em sua conta no Instagram, é possível ouvir ainda a música “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor. Na legenda, Artemiev escreveu sobre a “mistura de cores no Brasil”, proporcionada pelo azul do oceano, as águas turvas do Rio Amazonas e o verde das áreas florestadas.
O vídeo mostra o Arquipélago do Bailique, localizado na costa do Amapá. É nesta região em que ocorre a chamada pororoca – fenômeno natural caracterizada por ondas intensas que surgem em decorrência do encontro das águas de um rio com o oceano.
A Reserva Biológica do Parazinho, uma área de desova de animais aquáticos, também fica nessa região, além do primeiro açaizal certificado do mundo.
O Brasil não é o primeiro país a aparecer nos registros de Artemiev. A Venezuela, o Mar Negro e até mesmo o Estreito de Gibraltar já foram alvos das lentes do cosmonauta.
Além de mostrar a Terra, o russo também utiliza as para compartilhar seu dia a dia na estação com seus mais de 648 mil seguidores. Nesta manhã (25), por exemplo, Artemiev publicou que os membros da equipe estavam se preparando para uma caminhada espacial que deve acontecer em breve.