Cultura
Coreia quer construir roda-gigante maior que a London Eye
Atração na Coreia vai superar o recorde mundial da maior roda-gigante sem raios da China
Imagem: Divulgação/UN Studio
A capital da Coreia do Sul, Seul, planeja inaugurar uma roda-gigante sem raios de quase 180 metros de altura, a Seoul Twin Eye. O empreendimento será maior do que a London Eye, na Inglaterra, de 135 metros, segundo os arquitetos da empresa holandesa UNStudio (via ).
Além disso, a atração vai superar o recorde mundial da maior roda-gigante sem raios de Weifang, na China, com 142 m. No entanto, ainda será menor do que a Ain Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de aproximadamente 250 m, fechada ao público. Mas quando aberta, deve se tornar a maior em operação.Com o custo de US$ 769,28 milhões, a roda-gigante coreana terá capacidade para até 1.400 pessoas. A construção deve começar em 2025 e a previsão de lançamento é para 2028.
Como será a roda-gigante de Seul?
O design da Twin Eye se inspira no histórico relógio astronômico Honcheonsigye, de 1600. Além disso, lembra uma fita de DNA, com dois trilhos de 180 m de diâmetro que se cruzam, oferecendo visões externas e internas para os passageiros nas 64 cápsulas, que transportam até 25 pessoas.A atração ficará localizada no Peace Park e irá contemplar o Rio Han e o horizonte da cidade, ao lado do Estádio da Copa do Mundo de Seul, de 2022. Abaixo, está um distrito de entretenimento com espaço para exposições, sala de espetáculos e tirolesa.
A roda-gigante será conectada ao transporte público por um monotrilho. A iniciativa é parte de um projeto municipal para aumentar os espaços públicos pela principal hidrovia da cidade.
De acordo com o arquiteto principal Ben van Berkel, o design “faz referência à ambição ilimitada da Coreia por inovação e espírito de progresso, combinando perfeitamente tecnologia de ponta com uma apreciação intemporal pela estabilidade e beleza”.
Leia também no Giz Brasil: Empresa diz que vai construir prédio residencial mais alto do mundo no Brasil.