O ator Leonardo DiCaprio, famoso não apenas no cinema, mas também pela sua luta pela conservação ambiental, chamou a atenção do público com uma foto do raro e belo sapo-galáxia. No final do ano passado, ele publicou uma imagem do anfíbio em seu Instagram.
A foto do sapo-galáxia foi registrada pelo pesquisador e fotógrafo indiano Sandeep Das. Aliás, a postagem de DiCaprio coincidiu com a publicação de um que aborda o risco de extinção desta espécie por vários fatores ambientais. Veja, abaixo:
“As mudanças climáticas são o principal responsável pela queda no número de anfíbios em todo mundo de acordo com o novo estudo publicado na revista Nature. O estudo analisou dados coletados durante os últimos 20 anos sobre anfíbios ao redor de todo mundo, descobrindo que as mudanças climáticas emergiram como uma das maiores ameaças a sapos, salamandras e outras espécies de anfíbios. O estudo avaliou o risco de extinção de mais de 8 mil espécies de anfíbios de todo mundo, incluindo 2.286 novas espécies. Mais de mil especialistas contribuíram com o estudo, revelando que de cada cinco anfíbios, dois estão ameaçados de extinção. As mudanças climáticas são extremamente preocupantes para os anfíbios muito porque eles são animais particularmente sensíveis a alterações em seus habitats”, diz a publicação de Leonardo DiCaprio com a foto do sapo-galáxia.
Relação com as mudanças climáticas
Sandeep Bas foi um dos autores desse estudo. À época, Bas agradeceu a Leonardo DiCaprio pela publicação trazendo à tona a informação sobre o risco que os anfíbios enfrentam, sobretudo o sapo-galáxia.
Em entrevista à imprensa indiana, Das afirmou acreditar no potencial das imagens como ferramenta para transmitir conhecimento científico às pessoas. Portanto, a decisão de Leonardo DiCaprio em compartilhar tanto o estudo quanto a fotografia de Das, ressalta a importância crucial da conservação de anfíbios e a necessidade urgente de medidas para reduzir a ameaça.
O sapo-galáxia é especial porque a espécie representa os esforços de conservação e preservação de plantas e animais do parque Mathikettan Shola National Park, na Índia.
De acordo com Das, não é comum uma espécie de anfíbios ser escolhida para representar os esforços de conservação de um parque nacional indiano. Porém, a aparência do animal contribuiu para a escolha.
Sapo-Galáxia
Como mostra a foto de Leonardo Dicaprio, o sapo-galáxia possui características bem peculiares. Embora pequeno, com cerca de dois a três centímetros, tem um papel vital no ecossistema delicado das Montanhas Nebulosas dos Gates Ocidentais, da Índia.
O sapo-galáxia tem uma coloração vibrante que serve como um alerta a possíveis predadores, pois indica que a espécie é venenosa. A pele do sapo tem uma secreção de uma substância que pode irritar a pele e as vistas possíveis predadores.
Além disso, o sapo-galáxia é o único representante do seu gênero e subfamilia, destacando sua linhagem evolucionária peculiar e importância ecológica.
Seus parentes mais próximos estão distantes dos Gates Ocidentais encontrados no leste da África. Por falar em evolução, o sapo-galáxia possui suas características para sobreviver em seu habitat. Segundo a Unesco, os Gates Ocidentais são um dos oito lugares com maior biodiversidade no planeta.
O sapo-galáxia não tem tímpanos. Portanto, ele usa a condução óssea para detectar a vibração em seu ambiente. Tal adaptação, possivelmente, ajude o sapo a saltar pelos densos campos das florestas das montanhas nebulosas.
Aliás, o sapo-galáxia não é a primeira espécie peculiar que Leonardo DiCaprio publica em suas redes para chamar atenção à questão ambiental. Em 2022, o ator compartilhou a notícia sobre a descoberta de uma .