Cultura
Conheça o 1º longa de Almodóvar em inglês, aplaudido por 17min em Veneza
Pedro Almodóvar estreia novo filme "The Room Next Door" no Festival de Cinema de Veneza com Tilda Swinton e Julianne Moore; veja teaser
Imagem: Reprodução/IMDb
Nesta segunda -feira (2), o primeiro longa-metragem em inglês do cineasta espanhol Pedro Almodóvar “The Room Next Door” foi recebido com 17 minutos de aplausos em pé em sua estreia no Festival de Cinema de Veneza, segundo a Variety. Um recorde na edição de 2024.
Adaptação do romance “What Are You Going Through”, de Sigrid Nunez, o drama estrela as vencedoras do Oscar Tilda Swinton e Julianne Moore. Elas interpretam a escritora best-seller Ingrid (Moore) e a repórter de guerra Martha (Swinton).Amigas íntimas na juventude, quando trabalhavam na mesma revista, elas se separaram pelas circunstâncias da vida, de acordo com a sinopse. “Depois de anos sem contato, elas se encontram novamente em uma situação extrema, mas estranhamente doce”, continua o resumo.
Enquanto elas mergulham em memórias passadas, anedotas, arte e filmes, Martha, lutando contra um câncer cervical terminal, quer morrer com dignidade. Então, ela pede para Ingrid ficar na sala ao lado quando ela tomar uma pílula de eutanásia.
Assista ao teaser abaixo:
Primeiro filme em inglês de Almodóvar é pró-eutanásia
Em uma coletiva de imprensa antes da exibição de “The Room Next Door”, Almodóvar disse que o filme é “a favor da eutanásia”.“É algo que admiramos na personagem Tilda, ela decide que se livrar do câncer só pode ser feito tomando a decisão que ela realmente toma”, disse o diretor. “E então ela encontra uma maneira de atingir seu objetivo com a ajuda de sua amiga, mas elas têm que se comportar como se fossem criminosas. Deveria haver a possibilidade de se ter eutanásia em todo o mundo”.
Adquirido pela Sony Pictures Classics, “The Room Next Door” estreia nos cinemas em 20 de dezembro. O longa-metragem é a continuação de Almodóvar para seu drama “Mães Paralelas” (2021), que também estreou em Veneza e ganhou o prêmio melhor atriz pela atuação de Penélope Cruz.
Anteriormente, o diretor também estreou no festival com os filmes “Maus Hábitos”, de 1983; “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, de 1988 (melhor roteiro) e curta-metragem “A Voz Humana” (2020), com Swinton, Ele ainda recebeu um prêmio pelo conjunto da obra em 2019.