Conheça a vacina anticoncepcional masculina que chega ao mercado em 2023
Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia estão desenvolvendo uma vacina anticoncepcional para ser aplicada em pessoas do sexo masculino. O método, chamado de , não utiliza hormônios e é totalmente reversível.
A injeção promete ser menos dolorosa que a vasectomia, além de e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
No processo, os cientistas inserem um tipo de gel nos ductos deferentes – canais que transportam os espermatozoides dos testículos até o pênis. Quando o produto entra em contato com os gametas, ele rompe suas caudas e os torna incapazes de fertilizar o óvulo.
Participaram do estudo 300 voluntários, com eficácia apontada de 97%. Foram relatados apenas efeitos colaterais leves, como inchaço escrotal temporário e dor escrotal e inguinal (na região da virilha).
De acordo com a equipe, o efeito contraceptivo dura 10 anos, mas pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Os pesquisadores esperam que o produto esteja disponível para aplicação dentro de 12 meses.
Por outro lado, cientistas temem que homens cis hesitem em utilizar o contraceptivo, . De toda forma, o produto não utiliza hormônios e, consequentemente, não gera reações adversas como mudanças de humor, disfunção erétil e perda de libido.
Ao mesmo tempo, é uma alternativa positiva para mulheres cis e homens trans que enfrentam efeitos colaterais ao tomar a pílula anticoncepcional, mas ainda querem evitar uma gestação. Nesse caso, a pessoa parceira usaria a vacina contraceptiva.