Com o objetivo de qualificar profissionais e ensinar iniciantes, a plataforma , tem cursos online de diversas instituições e empresas, incluindo o Google.
Em setembro deste ano, por exemplo, a Amazon Brasil abriu inscrições para seu programa de estágio na área de tecnologia. A área é uma das que mais cresce atualmente, e promete gerar ainda mais empregos. De acordo com o G1, até 2025, o Brasil deve abrir quase 420 mil vagas no setor de TI (tecnologia da informação). No entanto, segundo a associação das empresas do setor, o país forma, anualmente, apenas 53 mil pessoas na área.
Por isso, confira cinco cursos gratuitos de diferentes tipos de tecnologia abaixo:
1- Fundamentos da Inteligência Artificial
Com 1h35m de duração, este curso da IBM (International Business Machines Corporation) é uma introdução à tecnologia do momento: a inteligência artificial. As atividades exploram desde os o que é IA e seus elementos básicos até sua aplicação na prática e suas implicações éticas.
2- Segurança Digital – Cybersecurity Essentials
Este curso de “Segurança Digital” da Cisco Systems ensina os conceitos básicos para combater crimes cibernéticos. Em 30 horas e com direito a certificado, diretores de segurança ensinam sobre controles de segurança, sigilo de dados e resolução de problemas. Ideal para quem quer se tornar um profissional de cibersegurança.
3- Java Fundamentos
Em 80 horas, o curso se concentra nos fundamentos de uma das linguagens de programação mais usadas no mercado. O conteúdo fornecido pela FIAP aborda banco de dados, design patterns, Hello World e mais. Ao final, o treinamento emite certificado.
4- Curso de Python
A FIAP ensina a usar o Python, uma das melhores linguagens de programação para iniciantes, e seus principais recursos. Aprenda a manipular funções e arquivos, lidar com sistemas operacionais, usar a lógica e entenda a relação da linguagem com a Internet das Coisas. São 80 horas de aula, com emissão de certificado.
5- Entenda os conceitos básicos de codificação
Por fim, o Google também oferece cursos de qualificação em tecnologia. A big tech tem o próprio curso gratuito de introdução à programação, com 1h com definição, princípios, linguagens e como elas são combinadas.