Com a chegada do coronavírus não vai ser possível (mais uma vez) curtir a festa mais esperada do ano, e a cada dia que a data se aproxima, a saudade bate mais forte.
Um bom filme sobre Carnaval pode ser um jeito diferente de curtir a folia, ou esperar por ela para matar a saudade, principalmente, para os apaixonados por cinema. Pensando nisso listamos 10 filmes que se passam no Carnaval.
Prepare a pipoca para a maratona com filmes e documentários nacionais que vão te levar para dentro do espírito da maior festa brasileira. Confira:
Carnaval (2021)
A história de Carnaval gira em torno de Nina, uma influenciadora digital que descobre a traição do namorado, termina com ele e decide viajar para Salvador com as melhores amigas para superar a tristeza. Neste período, elas vão ganhar mais seguidores, mas também aprenderão algo mais valioso ainda: o verdadeiro significado de amizade.
Estrelado por Giovana Cordeiro, GKay, Bruna Inocencio, Flavia Pavanelli e Micael Borges, o filme foi gravado antes da pandemia e aborda questões sobre fama e cancelamento na internet. O longa está disponível na Netflix.
Pai em Dobro (2021)
“Pai em Dobro” é outra produção recente e conta a história de uma jovem de 18 anos que tenta realizar seu grande sonho: conhecer o pai. Então, durante o Carnaval, ela vai tentar encontrá-lo.
Ainda que o Carnaval seja apenas o pano de fundo da história, o clima de alegria e leveza típicos da folia estão presentes no filme. Vale citar que um ponto importante da história é a sede do fictício bloco Ameba Desnuda, no bairro de Santa Tereza, que torna ainda mais presente o clima.
“Pai em Dobro” foi escrito por Thalita Rebouças, que mais tarde adaptou o próprio roteiro em um livro homônimo, lançado pela Editora Rocco em novembro de 2020. Além de Maísa no papel da protagonista Vicenza, o elenco conta ainda com Eduardo Moscovis, Marcelo Médici, Laila Zaid, Fafá de Belém, Thaynara OG e Pedro Ottoni. O longa está disponível no catálogo da Netflix.
Azougue Nazaré (2019)
O Carnaval mobiliza populações de diversas cidades Brasil. O filme se passa na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco, conhecida como a capital do Maracatu Rural, e conta a história de acontecimentos misteriosos que assombram seus moradores.
Maracatu Rural é uma tradicional manifestação da cultura brasileira que surgiu com a mistura de danças e religiões de matriz africana. O diretor Tiago Melo, que atuou como diretor de produção em “Bacurau”, traz a história de um grupo de pessoas que, em meio aos canaviais, vivem suas vidas, tensões, desafios e rituais fantásticos à espera da chegada dos dias de festa.
O casal formado por Catita e Irmã Darlene vive em uma casa isolada, em meio a imenso canavial. Ele participa escondido do Maracatu, combatido como coisa do demônio pelo pastor Barachinha, líder da igreja frequentada pela fiel Darlene. Também no canavial, um pai de santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos, que incorporam entidades e desaparecem.
Fevereiros (2017)
Responsável por registrar a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia, o documentário mostra os preparativos da escola no barracão.
Além disso, a produção acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia. Ao transitar pelo Recôncavo baiano e o carnaval da Mangueira, o longa estabelece pontes entre o Rio de Janeiro e a Bahia, apresentando questões históricas como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo.
Onde assistir: no YouTube ou Google Play (pago em ambos).
Apaixonados (2016)
Lançado em 2016, o filme conta a história de três casais que se conhecem e se apaixonam durante o carnaval do Rio de Janeiro. Cássia, uma porta-bandeira, e Léo, um jovem médico, se encantam depois de horas juntos, presos em um elevador. Só que ao saírem de lá percebem que não pegaram o contato um do outro.
Já Soraia e Hugo se veem num bloco de rua, mas ela é da comunidade e ele é um homem rico e mimado. E Uítinei, uma divertida vendedora de cerveja, se apaixona por Scott, um gringo que odeia carnaval e faz de tudo para ir embora do Brasil no meio da folia, mas tudo dá errado para ele. Tendo a folia como pano de fundo que une as histórias, a trama teve locações como a quadra da Grande Rio, a Marquês de Sapucaí e a Cidade do Samba.
Onde assistir: disponível gratuitamente no .
Trinta (2014)
O longa é uma biografia do carnavalesco Joãozinho Trinta, que traça o retrato do artista a partir dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal. A narrativa vai até 1974, ano em que ele assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca.
Do anonimato à consagração, Trinta aborda a amizade e o rompimento de Joãozinho Trinta com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona, o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão.
Onde assistir: no YouTube ou Google Play (pago em ambos).
Lascados (2014)
Felipe (Chay Suede), Burunga (José Trassi) e Deco (Paulo Vilela) são três amigos que querem curtir o carnaval da Bahia. Para realizarem o sonho, eles conseguem uma velha kombi usada nos anos 70. Entretanto, no meio do caminho eles conhecem Cenilde (Paloma Bernardi), uma jovem linda que quer fugir do pai. Juntos, o grupo vai viver uma série de situações improváveis.
Rio (2011)
//www.youtube.com/watch?v=jDAJCc1IkPI
Lançado em 2011, Rio fez um sucesso enorme. A narrativa conta a história de Blu, uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar em Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo.
Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Blu retorna com Linda para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. O casal de araras é capturado e, em meio ao carnaval carioca, com direito a desfile de escola de samba na Sapucaí, tentam fugir e voltar para casa.
O longa está disponível no catálogo do Disney+.
O samba que mora em mim (2010)
O documentário “O samba que mora em mim” é ambientado no Morro de Mangueira, no período do pré-carnaval. O ponto de partida é a quadra da escola de samba, lugar do reencontro da diretora Georgia Guerra-Peixe com sua própria história. É no inicio do documentário, em primeira pessoa, que a diretora conta o que o carnaval sempre significou na sua família e na sua vida. Da quadra, ela parte para subir o morro pela primeira vez, movida pelo desejo de ir além do samba.
“Ó Paí, Ó” (2007)
O Carnaval da Bahia é o pano de fundo desta comédia musical estrelada por Lázaro Ramos e por atores do Bando de Teatro Olodum, com trilha sonora coordenada por Caetano Veloso.
O filme conta a história dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador. Tudo se passa no último dia do Carnaval, quando todos se divertem em meio a muita música, dança e alegria. Até que dona Joana, uma evangélica, incomodada com a farra dos moradores, decide acabar com a festa, fechando o registro de água do prédio.
Onde assistir: na Globoplay e também disponível gratuitamente no .