Como um fotógrafo construiu esta imagem da Lua com 280 mil fotos
A produção da lua gigante, ou "GigaMoon" de 1,3 gigapixels precisou de câmera, telescópio - e muita paciência
Assim como a fotógrafa Nina Wolfe, de Nova Jersey, o astrofotógrafo Andrew McCarthy tirou uma imagem gigante da Lua. Mas ao invés de ilusão de ótica, McCarthy usou outras 280 mil fotos para conseguir o resultado. Depois de diversas tentativas frustradas pelo clima, ele conseguiu capturar sua “GigaMoon” altamente detalhada de 1,3 gigapixels.
Com um aplicativo meteorológico orientado para astronomia (o Astrospheric) e um telescópio de 11 polegadas com powermate de 2,5x e distância focal de 7000mm, McCarthy finalmente alcançou seu objetivo.Como? Ele explica: “Capturo cerca de 2.000 imagens por vez. Fazendo isso em cada seção, então girando meu telescópio e fazendo isso de novo e de novo, eventualmente cobrindo a lua cheia é como essas imagens são capturadas”, disse ao .
Em seguida, foi a vez de acrescentar cores às imagens da câmera monocromática. Para isso, o fotógrafo conta que utilizou seu telescópio newtoniano de 12 polegadas equipado com uma câmera CMOS full-frame.
“Embora também fosse monocromático, ele tinha uma roda de filtros, permitindo que eu alternasse entre os filtros vermelho, verde e azul durante a captura para obter dados de cores de alta qualidade que eu poderia adicionar à imagem final”, explicou.
A edição da Lua gigante
Na fase final, de edição, o computador de McCarthy travou “uma dúzia de vezes”. De acordo com o astrofotógrafo, a imagem a partir da pilha de fotos levou dias para ser concluída. Ele uniu tudo manualmente no Photoshop.
“Foi feito à mão para me ajudar a procurar painéis ruins e fazer ajustes minuciosos na orientação do painel para levar em consideração a ‘libração’ – a sutil mudança de ângulo da lua que ocorreu durante a captura”, disse.
Então, após ajustes como composição, contraste e cor, ele precisou cortar a imagem em pedaços para que a memória de seu computador suportasse o tamanho.“No geral, a imagem foi cortada em pedaços e remontada 10 a 15 vezes na última semana enquanto eu fazia essas edições relativamente pequenas, para garantir que o produto final parecesse impecável como um todo e quando ampliado na superfície”, concluiu.
Confira cenas do processo abaixo. Você ainda pode conferir o .
Manually aligning each panel of a huge moon pic is a pain but it must be done for the best outcome. Sometimes I spend an entire day just getting this part right. It also gives me an intimate look at each panel, so I know which ones need to be reprocessed with different settings. — Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy)