Como se proteger do golpe do anúncio falso do Instagram
Autenticação de duas etapas pode ser uma alternativa para se proteger deste tipo de ataque
Uma nova modalidade de golpe está se popularizando no , criminosos utilizam perfis sequestrados para fazer anúncios de produtos que não existem. Caso alguém se interesse pelo falso anúncio, os criminosos solicitam pagamento via PIX, e se o pagamento for realizado, os criminosos bloqueiam imediatamente as vítimas.
A dinâmica deste golpe no Instagram é muito parecida em todos os casos que foram reportados até o momento. Um criminoso em posse de um perfil roubado afirma estar anunciando produtos de amigos que vão se mudar e que, por esse motivo, estão vendendo alguns móveis, ou oferece produtos que supostamente foram comprados no exterior e que por isso vendem por baixo custo.
Os roubos de conta do Instagram ocorrem de maneira parecida com os que acontecem com perfis de Whatsapp, onde os criminosos convencem suas vítimas a passarem seus códigos de verificação para acessar a conta. No caso do Instagram os criminosos induzem as vítimas a acessarem um link que dá acesso à conta do Instagram. Após a vítima clicar, seu perfil está em posse do criminoso que pode utilizá-lo como bem entender.
É possível adotar algumas medidas para se proteger de ações como esta, e talvez a mais eficiente seja a verificação de duas etapas, que explicamos recentemente o passo a passo de como ativá-la na sua conta. No entanto, além disso o usuário também pode passar a adotar um comportamento mais cuidadoso com receber mensagens de perfis que não tem interação com tanta frequência e em hipótese alguma clique em links enviados por perfis desconhecidos.
Outro comportamento de risco é a utilização de senhas fracas e óbvias, como “12345678”, e também a utilização de uma única senha para todas as suas redes sociais, o que facilita muito a atividade criminosa.Você também pode fortalecer a segurança de todas as suas redes sociais ativando a autenticação de duas etapas etapas em todas as suas redes sociais para garantir uma maior segurança. Além disso, há a possibilidade de utilizar um gerenciador de senhas, capaz de gerar aleatoriamente e guardar senhas para qualquer plataforma que exija credenciais de acesso.