Desde 2017, a Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) envia alertas de desastres naturais para a população do Brasil. Os avisos vem da plataforma Idap (Interface de Divulgação de Alertas Públicos) e chegam por SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Alertas.
Conforme a , os alertas da Defesa Civil informam sobre a possibilidade de ocorrência de desastres — como tempestades, enchentes e inundações –, bem como recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco.
O serviço está disponível para todos de forma gratuita. Atualmente, os estados, municípios e o Distrito Federal cadastram, enviam e gerenciam alertas para mais de 8 milhões de pessoas.
Como se cadastrar por SMS
Para se cadastrar, basta enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. Então, você receberá uma mensagem dizendo “Cadastro realizado com sucesso”. Vale lembrar que é permitido cadastrar mais de um CEP por celular.
Já para deixar de receber os avisos, é só enviar SAIR e o CEP para o mesmo número.
E, para descobrir se você já possui cadastro, é possível enviar a palavra CONSULTAR. Assim, a plataforma irá informar se você cadastrou ou não algum CEP – e quais.
Além disso, os usuários também podem enviar a AJUDA para 40199 para receber o passo a passo de cada um dos comandos.
Como receber alertas da Defesa Civil pelo WhatsApp
Além do cadastro por SMS, os cidadãos também podem usar aplicativos como o WhatsApp ou Telegram para receber alertas da Defesa Civil.
No WhatsApp, cadastre o número 61 2034-4611 ou vá para . Então, envie um “olá” para o robô de alertas e siga os passos das mensagens para cadastrar as áreas de interesse para alertas ou pesquisar os que já estão vigentes.
Já no Telegram, procure o contato “Defesa Civil Alertas” e siga os mesmos passos do WhatsApp.
Por fim, na TV por assinatura, os avisos e alertas da Defesa Civil surgem automaticamente durante a programação, sem necessidade de cadastro.