Na última quinta-feira (4), o YouTube lançou uma melhoria na ferramenta para retirar músicas ou trechos que sofreram reivindicações do ContentID, que regula os direitos autorais.
O anúncio foi feito pelo CEO do YouTube, Neil Mohan, que postou no X (antigo Twitter) afirmando que a “atualização na ferramenta ‘Remover a música’ deixa intacto o resto do seu vídeo.
Good news creators: our updated Erase Song tool helps you easily remove copyright-claimed music from your video (while leaving the rest of your audio intact). Learn more…
— Neal Mohan (@nealmohan)
Desse modo, a ferramenta permite que criadores removam o som de músicas com direitos autorais, mas sem o risco de afetar o vídeo, usando um algoritmo de IA (inteligência artificial).
Segundo o YouTube, a IA consegue identificar e remover músicas com copyright de maneira mais precisa.
No canal Creator Insider, da equipe técnica da empresa que informa sobre atualizações e recursos do YouTube especificamente para criadores de conteúdo, há um vídeo que mostra como a atualização vai funcionar.
O vídeo ressalta, novamente, que a IA do YouTube vai conseguir detectar – e retirar– músicas com proteção de direitos autorais “sem impactar o resto do áudio”.
Veja no vídeo
No entanto, na , o YouTube alerta que o algoritmo pode apresentar falhas para retirar as músicas. “Se essa ferramenta não conseguir remover o strike em um vídeo, você pode tentar outras opções de edições, como silenciar todos os sons dos segmentos alvos de strike, ou cortá-los”, diz o YouTube.
Nos comentários do vídeo-tutorial, criadores criticaram a ferramenta por não ser tão útil quanto o YouTube afirma. Há vários bugs no ContentID e muitos casos sobre empresas fazendo mais de 10 reclamações em um mesmo vídeo.
Por outro lado, há criadores que comentaram sobre a atualização na ferramenta ser mais uma ação para proteger a indústria musical.
“A ironia é que a ganância agressiva da indústria musical resultou em apagar suas músicas da maior plataforma de mídia do mundo”, comenta o criador , com mais de um milhão de inscritos.
Como remover manualmente músicas proibidas do seu vídeo
Como o próprio YouTube afirmou, a atualização da ferramenta para retirar músicas com direitos autorais ainda é falha. Então, siga os seguintes passos caso precise remover músicas proibidas sem correr o risco de perder seu conteúdo no YouTube:
- Faça login no .
- No menu à esquerda selecione Conteúdo.
- Clique na barra de filtros e Direitos autorais.
- Encontre o vídeo em que você tem interesse.
- Na coluna Restrições, passe o cursor sobre Direitos autorais.
- Clique em “Ver detalhes”.
- Na seção Conteúdo identificado no vídeo, encontre a reivindicação correspondente e clique em Selecionar Ações
Em seguida, decida entre as opções “Cortar o trecho”, “Substituir música” ou “Remover a música”.
Para retirar todo o som da parte da música com strike, basta silenciar todo o áudio das partes que contém a reivindicação do YouTube. Essa opção é a mais rápida e tem mais chances de retirar os strikes automaticamente.