“Estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso”
Como fica a Microsoft com a contratação do ex-CEO da OpenAI
No final da última semana, o mundo da tecnologia foi surpreendido com a repentina demissão de Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI — startup especializada em inteligência artificial generativa e que ficou famosa após o lançamento do ChatGPT. Segundo as informações disponíveis sobre o caso, o Conselho de Administração da empresa passou a considerar Altman como não confiável.
Em seguida, Greg Brockman, presidente e co-fundador da empresa, também pediu demissão. Mesmo após tentativas de repatriação de ambos os executivos, na última segunda-feira (20), os dois foram anunciados como os mais novos contratados da Microsoft.
Satya Nadella, CEO da empresa, compartilhou a notícia em uma — o antigo Twitter.
We remain committed to our partnership with OpenAI and have confidence in our product roadmap, our ability to continue to innovate with everything we announced at Microsoft Ignite, and in continuing to support our customers and partners. We look forward to getting to know Emmett…
— Satya Nadella (@satyanadella)
De acordo com a big tech, os executivos vão liderar a recém-criada equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial da Microsoft. Altman e Brockman comandarão o novo time — que também inclui alguns funcionários da OpenAI como, por exemplo, Jakub Pachocki, Szymon Sidor e Aleksander Madry, que ocuparão cargos de liderança dentro do grupo.
Aliás, Altman recebeu o cargo de CEO do grupo de pesquisa, título que a Microsoft vem preservando em outras divisões como Microsoft Gaming, Mojang, LinkedIn e Activision Blizzard, o que demonstra a importância desta nova divisão dentro da empresa.
É importante destacar que a Microsoft nutre uma parceria bilionária com a OpenAI. Inclusive, ela já está integrando a tecnologia de IA generativa da empresa em seus produtos. No início deste ano, por exemplo, mesmo em meio a polêmica com demissões em massa, a gigante chefiada por Nadella investiu US$ 10 bilhões na empresa-mãe do ChatGPT.
Crise na OpenAI?
A OpenAI nomeou Emmett Shear, co-fundador e ex-chefão da Twitch, como CEO interino. Shear ocupará o cargo de Mira Murati — que havia sido anunciada como interina logo após a demissão de Altman. Embora tenha assumido o cargo há poucas horas, Shear já tem sua primeira crise para gerenciar.
De acordo com o site norte-americano Wired, em uma carta conjunta enviada diretamente ao Conselho de Administração, mais de 500 funcionários ameaçam se demitir e juntarem-se à nova equipe de Altman e Brockman na Microsoft. Segundo o conteúdo do documento, a gigante da tecnologia garantiu que há postos de trabalho suficientes para todos os funcionários.
Para voltar atrás, o grupo de funcionários está pedindo o retorno de Sam Altman e Greg Brockman. Além disso, eles pedem a renúncia de todos os membros do Conselho. Até a última segunda-feira, a carta tinha 505 assinaturas — de um total de 700 funcionários — e já recebeu a adesão de mais trabalhadores insatisfeitos.