Como em “Duna”, astronautas vão beber própria urina transformada em água
Um novo traje pode ampliar a duração de caminhadas espaciais ao transformar a urina de astronautas em água. Desenvolvido por cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA, o traje se inspira na franquia “Duna”, que mostra trajes que convertem a umidade em água para auxiliar na jornada no planeta desértico de Arrakis.
Na última quinta-feira (11), os cientistas um estudo que detalha o desenvolvimento do traje espacial, destacando o potencial para revolucionar a exploração espacial, garantindo a sustentabilidade de missões longas.
Alternativa aos trajes da NASA
O dispositivo de purificação de urina do traje espacial é uma alternativa aos trajes de astronautas da NASA, que armazenam apenas um litro de água. Essa quantidade não é suficiente para caminhadas que podem durar até 24 horas.
A tecnologia tem potencial para ser utilizada na missão Artemis 3, com previsão de lançamento a partir de para 2026. Além disso, o traje também pode ser útil para futuras missões a Marte. No entanto, a NASA já aprovou alguns designs de trajes espaciais para a Artemis III.