Uma foto supostamente feita pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) chamou a atenção nas redes sociais no início de agosto. A nova imagem, que mostrava um objeto espacial circular em tons avermelhados, foi relacionada a Alpha Centauri C, a estrela mais próxima do Sol, que está a 4,2 anos-luz de distância da Terra.
O clique foi divulgado por Étienne Klein, diretor no Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas da França. Porém, passado alguns dias, o cientista revelou que tudo não passava de uma brincadeira. A imagem recém obtida pelo Webb era, na verdade, um chouriço – um tipo de linguiça de porco comum da culinária espanhola.
Photo de Proxima du Centaure, l’étoile la plus proche du Soleil, située à 4,2 année-lumière de nous.
Elle a été prise par le JWST.
Ce niveau de détails… Un nouveau monde se dévoile jour après jour.— Etienne KLEIN (@EtienneKlein)
Mas quem é Étienne, e por que ele fez isso? Apesar do interesse pelo prato espanhol, o pesquisador nasceu em outra parte na Europa – em Paris, na França. Klein é graduado em física pela Escola Superior de Paris e possui um Ph.D. em filosofia da ciência.
O francês escreveu diversos ensaios sobre o tempo na física ao longo de sua carreira, ganhando diversos prêmios por seus trabalhos. Também ensinou física quântica e física de partículas por vários anos na Escola Central de Paris, sendo, hoje, professor de filosofia da ciência.
A motivação de Étienne para postar o salame foi bem simples: o cientista queria mostrar que não se pode confiar em qualquer coisa que aparece na internet, mesmo quando a notícia é divulgada por grandes autoridades no assunto. É aquela história de “fake news do bem”.
É importante estar sempre atento as fontes oficiais da informação. Para o James Webb, por exemplo, vale ficar de olho nos sites da , (Estação Espacial Europeia) e (Estação Espacial Canadense).