A implementação do eSIM no Brasil alcançou mais um nível. Nesta terça-feira (12), a Claro liberou a conversão do cartão SIM e a possibilidade de transferir as credenciais do chip virtual de um iPhone para outro. Assim, os clientes não precisam ir à loja para ativar o serviço ou ao trocar de aparelho.
Inicialmente, a modalidade está disponível para clientes dos planos pós-pago e pré-pago. Contudo, a operadora pretende levar a função para o iPad em breve.
“[O recurso] chega em um momento de forte expansão da digitalização. Além de ser um processo muito simples de realizar, com apenas alguns passos”, disse Fábio Nahoum, Diretor de Produtos e Proposta de Valor da Claro, acrescentando: “Tudo é feito automaticamente para uma melhor experiência do cliente.”
Como a conversão e a transferência de eSIM funcionam?
A modalidade é dedicada ao eSIM. A tecnologia descarta o uso do cartão SIM e, em seu lugar, um componente interno substitui o chip da operadora em celulares compatíveis. Em outras palavras, em vez de colocar o chip físico no smartphone, o usuário só precisa scannear um QR Code. Dessa forma, o celular se vincula à rede da operadora de maneira virtual, sem depender do cartão SIM.
A grande questão é que, até o momento, o processo de adoção ou migração de um aparelho para outro com eSIM depende totalmente da operadora. Então, seja pelo site ou pela loja virtual, o usuário precisa procurar a prestadora para realizar os serviços. A exceção, agora, fica para usuários de iPhone e clientes da Claro. Com isso, os clientes da operadora contam com a experiência completa da tecnologia graças à Transferência Rápida de eSIM.
Primeiramente, é possível converter o chip físico em chip virtual. Isso significa que os clientes não precisam mais se ir à loja da operadora para aderir ao eSIM. Todo o processo é realizado diretamente no celular, desde que o cartão SIM esteja instalado no iPhone.
Já a transferência facilita a troca de aparelhos. O recurso permite que a linha de telefone com eSIM habilitado seja levada de um iPhone para outro sem dificuldade. Tudo o que o usuário precisar é ter os dois aparelhos em mãos durante a migração.
Como converter ou transferir o eSIM da Claro?
Para realizar o procedimento, certifique-se de que possui um iPhone XR, XS, XS Max ou mais recente. Depois, verifique se o aparelho está atualizado e mantenha-o conectado a uma rede Wi-Fi durante todo o processo.
Agora realize o seguinte procedimento para fazer a conversão do chip físico para eSIM, :
- Abra os “Ajustes” do iPhone;
- Entre em “Celular” e toque em “Converter para eSIM”;
- Confirme em “Converter Plano Celular”;
- Aguarde a ativação, remova o chip físico e reinicie o celular.
A transferência do eSIM entre dispositivos funciona de maneira similar. Saiba como:
- Abra os “Ajustes” no iPhone que vai receber a linha;
- Vá em “Celular” e toque em “Adicionar Plano Celular”
- Selecione a opção “Transferir de um iPhone por Perto”;
- Verifique as instruções no iPhone anterior para confirmar a transferência;
- Aguarde a ativação da linha.
Por ora, o recurso não está disponível para clientes da Tim e Vivo.
Ainda não possui um iPhone para chamar de seu? Descubra qual modelo de iPhone 13 vale a pena comprar e encontre a opção de armazenamento ideal para suas necessidades, seja 128GB, 256GB ou 512GB. Compare os modelos iPhone 13 e a versão Pro para entender as diferenças e escolher aquele que melhor se adequa ao seu perfil de uso. Aproveite para fazer comparações detalhadas e compreender as razões para comprar o iPhone 13.