Finalmente o eSim está chegando ao Brasil e vamos nos livrar dos chips de telefonia
Finalmente, vamos começar a nos livrar aos poucos dos chips que conectam nossos smartphones a uma rede móvel. Isso porque a operadora Claro vai iniciar o que a empresa chama de Claro e-Chip, mas que nós sabemos que se trata da tecnologia eSIM (Embedded SIM). As ativações vão começar nesta sexta-feira (20), em lojas próprias da companhia.
A boa notícia é que não é só a Claro que está entrando nessa. A Vivo está com planos bem sólidos também e deve oferecer o serviço muito em breve. Já a Oi nos informou, via comunicado, que tem realizado estudos sobre a tecnologia para avaliar a melhor forma de disponibilizá-la”. A TIM, por sua vez, diz que está finalizando seus testes e deve liberar a opção em breve.Evolução do SIM Card. Crédito:
Por ora, segundo a assessoria de comunicação da Claro, a tecnologia eSIM estará disponível apenas para iPhones no Brasil. Sabemos com certeza que iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR, que são vendidos localmente, suportam usar o eSIM junto com um chip físico. Aparelhos como o Pixel 3 e o Pixel 2, ambos do Google, também oferecem suporte, mas não devem ser contemplados, até porque não são vendidos por aqui.
O processo de ativação é simples. Segundo a operadora, será necessário o cliente adquirir o e-Chip, que é o mesmo preço do chip convencional. Com isso, ele receberá um QR Code que permitirá o download do perfil de acesso à rede da Claro. No início, o serviço só estará disponível em lojas próprias da Claro e aos poucos deve estar presente em outros pontos de venda.