Cinzas de atores de “Star Trek” são enviadas ao espaço a bordo de foguete
Um evento notável ocorreu no mundo espacial (e do entretenimento) nesta segunda-feira (8): as cinzas do criador e de atores de “Star Trek” foram enviadas ao espaço. Este marco histórico ocorreu a bordo do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA).
O lançamento do foguete aconteceu no Complexo de Lançamento Espacial 41, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 3h49 (horário de Brasília).MISSION SUCCESS! ULA's successfully performed its flight test today! Thank you to the engineers, technicians and teammates across the nation who designed, built and launched this versatile new rocket. ULA success #159. — ULA (@ulalaunch)
Desse modo, a NASA investiu US$ 108 milhões na Astrobotic para o transporte de cinco cargas à lua. Essas cargas contêm equipamentos para detectar gelo de água e medir níveis de radiação. Estes experimentos são cruciais para o programa Artemis, da NASA, que pretende estabelecer uma presença humana de forma sustentável na Lua.
No entanto, o Vulcan também levou ao espaço o voo memorial “” da Celestis, uma empresa que homenageia pessoas enviando parte de suas cinzas ou DNA ao espaço.O Enterprise, como indica o nome, envia ao espaço as cinzas e materiais genéticos de figuras lendárias de “Star Trek”. Estão no voo Gene Roddenberry, o criador da série; sua esposa Majel Barrett Roddenberry; e os atores James Doohan, DeForest Kelley e Nichelle Nichols, que interpretaram Montgomery “Scotty” Scott, Leonard “Bones” McCoy e Uhura, respectivamente.
Além das cinzas dos criadores e atores de “Star Trek”, o foguete Vulcan Centaur também levou ao espaço material genético de 270 pessoas, incluindo DNA dos ex-presidentes americanos George Washington, Dwight Eisenhower e John Kennedy.