Cientistas encontraram animais sob fontes hidrotermais pela primeira vez. Eles são como vermes tubulares que parecem viajar sob o fundo do mar através de fluidos vulcânicos para colonizar novos ecossistemas.
A descoberta aconteceu durante uma expedição no fundo do Oceano Pacífico, a 2,5 mil metros abaixo da superfície, na costa ocidental da América do Sul. Ela aconteceu entre 27 de junho a 29 de julho, em um navio de pesquisa do Schmidt Ocean Institute. Confira abaixo o vídeo da viagem submarina:
Os cientistas descobriram as fontes hidrotermais na década de 1970. Elas são fissuras na crosta terrestre que jorram fluidos quentes, de até 370°C, e ricos em minerais no fundo do oceano.
A expedição do Schmidt Ocean Institute usou um robô subaquático para virar lajes de crosta vulcânica no Pacífico e espiar sob fontes hidrotermais. Assim, revelou um ecossistema com vermes, caracóis e bactérias quimiossintéticas – ou seja, que dependem de minerais para obter energia.
A descoberta surpreendeu os membros da expedição, porque quanto mais fundo nas fontes hidrotermais, mais quente é, com menos oxigênio e mais substâncias tóxicas. Até agora, sabia-se apenas que existe vida microbiana dentro dessas cavidades.
“Existem dois habitats dinâmicos [no ambiente das fontes hidrotermais]. Os animais acima e abaixo da superfície prosperam juntos em uníssono, dependendo do fluido da fonte vindo de baixo e do oxigênio na água do mar acima”, disse a ecologista Monika Bright, da Universidade de Viena, em .
Os pesquisadores dizem que o novo ecossistema ressalta o fato de que ainda há muito a descobrir sobre os oceanos – e este é um dos motivos pelos quais é importante protegê-los. Eles afirmam que a mineração em alto mar poderia perturbar habitats como o recém-descoberto, por exemplo.