Cientistas descobrem peixe com pulmão que viveu na época dos dinossauros
A descoberta de uma espécie extinta de peixe pulmonado pode transformar a ideia sobre a evolução dos Dipnoicos (peixes com pulmão). A nova espécie recebeu o nome Ferganoceratodus edwardsi, em homenagem ao guia de safáris e “caçador de fósseis” Steve Edwards — que encontrou o fóssil do peixe no norte do Zimbábue.
Segundo cientistas, Edwards encontrou um fóssil que viveu há 210 milhões de anos. Aliás, essa classe de peixes ósseos continua habitando a Terra até hoje.
Essa habilidade foi extremamente útil quando esses peixes decidiram sair da água e, eventualmente, se tornarem tetrápodes: animais de quatro patas que correspondem a todos os vertebrados maiores que peixes.
Portanto, os peixes pulmonados possuem vários segredos em relação às alterações morfológicas e fisiológicas evolutivas que ocorreram durante a transição dos animais da água para a terra.“Caçador de Fósseis” coleciona descobertas importantes, segundo cientistas
Esse período representa o começo do auge dos dinossauros e a diversificação das espécies de peixes ósseos. “Ao compartilhar suas descobertas, Steve nos ajuda a compreender melhor esse importante momento da evolução”, diz o professor.
Desse modo, a descoberta do peixe pulmonado F. edwardsi fornece esperança para preencher tais lacunas, pois a espécie viveu no mesmo período dos dinossauros.
Segundo Barrett, os cientistas e Edwards devem retornar ao lugar onde o “caçador de fósseis” encontrou o peixe pulmonado em busca de mais espécies que habitaram o período dos dinossauros.A descoberta foi publicada na revista acadêmica “”, no dia 31 de julho.