Ciclone no Brasil: como acompanhar o fenômeno extratropical online
De quarta-feira (12) a domingo (16), países da América do Sul — incluindo o Brasil — enfrentarão mudanças no tempo, que incluem a formação de um grande ciclone extratropical e de uma frente fria, além do deslocamento de uma forte massa de ar frio de origem polar. As informações são do .
O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica em que os ventos giram ao redor do centro no sentido horário. No caso do Hemisfério Sul, ele forma um círculo.
No Brasil, a formação do ciclone terá maior efeito na região Sul, além de afetar outros países, como Paraguai, Uruguai e o norte da Argentina. O ciclone se forma entre hoje (12) e amanhã (13) sobre o Sul do Brasil, e deve alcançar pressão atmosférica um pouco abaixo de 1000 hPa (hectopascais). Vale ressaltar que valores de pressão atmosférica próximas e abaixo dos 1000 hPa, por exemplo, são considerados potencialmente perigosos.
No próximo sábado (15), o ar frio polar será intenso na região. Além disso, há previsão de geada em grandes áreas dos três estados do Sul. Em agosto passado, um ciclone causou estragos em Santa Catarina (saiba mais nesta matéria do Giz Brasil)
Acompanhe o ciclone em tempo real
Para acompanhar a situação do fenômeno extratropical online, o site de previsão do tempo oferece fotos via satélite da cobertura de nuvens sobre o país, como na imagem abaixo:
Além disso, câmeras ao vivo mostram o céu visto na região Sul, como a instalada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), ou em uma praia no lado Leste da Ilha de Florinópolis (SC). Veja os dois vídeos abaixo: