Chuva de meteoros e eclipse: os eventos astronômicos de outubro
7 de outubro – Chuva de Meteoros Draconídeos
O primeiro #sextou do mês será com direito a chuva de meteoros. O espetáculo de Draconídeos ocorre todos os anos entre os dias 6 e 10 de outubro. Em 2022, seu pico será na noite do dia 7.
Infelizmente, essa é uma chuva de meteoros menor, que produz cerca de dez estrelas cadentes por hora. A maior parte delas será bloqueada pelo brilho da Lua, mas alguns meteoros mais reluzentes devem ser vistos, principalmente, no início na noite.
O show é produzido por grãos de poeira deixados para trás pelo cometa 21P Giacobini-Zinner, que foi descoberto pela primeira vez em 1900. Os meteoros partirão da constelação de Draco, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu. Escolha por um local sem poluição luminosa e cheque as condições climáticas para aumentar as chances de ver o fenômeno.
8 de outubro – Mercúrio no maior alongamento ocidental
Se você gosta de astrofotografia, guarde esta data. No dia 8 de outubro, Mercúrio estará no maior alongamento ocidental, o que significa que o planeta atingirá o ponto mais distante do Sol.
Essa é a melhor época para observar o planeta, já que seu brilho não será ofuscado pelos raios do estrelão. Pouco antes do nascer do Sol, busque no céu pelo ponto reluzente pouco acima da linha do horizonte – ali estará Mercúrio.
9 de outubro – Lua Cheia
Mais um evento para aqueles que gostam da astrofotografia. Dessa vez, os astrônomos amadores poderão tirar fotos da Lua, que estará em sua fase cheia no dia 9 de outubro.
Na data, o satélite estará com sua face totalmente iluminada pelo Sol. Vale investir em binóculos e telescópios para observar o fenômeno. Confira aqui algumas dicas para fotografar a Lua.
21 e 22 de outubro – Chuva de Meteoros Orionídeos
Mais uma chuva de meteoros para a conta – essa, ainda mais expressiva. O fenômeno Orionídeos ocorre anualmente entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro, com pico estimado em 2022 para a noite de 21 e manhã de 22 de outubro.
A chuva, que deve produzir uma média de 20 estrelas cadentes por hora durante seu pico, é resultado dos grãos de poeira deixados pelo cometa Halley — sim, aquele. Os meteoros irradiarão da constelação de Órion, mas será possível observar o fenômeno em qualquer lugar no céu.
25 de outubro – Lua Nova
A Lua Nova pode parecer pouco empolgante já que, neste período, a Lua fica invisível no céu noturno. Porém, essa é a melhor época do mês para observar galáxias e aglomerados de estrelas, já que não há luz do satélite natural para interferir na observação. Aproveite para tirar a câmera do armário.
25 de outubro – Eclipse Solar Parcial
Um eclipse solar parcial deve fechar o mês de outubro. No dia 25, a Lua cobrirá uma parte do Sol, criando aquele famoso efeito de “mordida de biscoito”. Infelizmente, o fenômeno não será visível do Brasil. Aqueles que estiverem na parte oeste da Rússia e Cazaquistão devem aproveitar melhor o evento.
O Giz Brasil preparou um calendário com todos os eventos esperados para 2022. Confira aqui.