Tecnologia
Chrome no celular sugere site automaticamente mesmo com erro de digitação
Google leva detector de erro de digitação na barra de endereços ao Chrome para celulares Android e iPhone (iOS)
Imagem: Pexels/Reprodução
Digitar sites na barra de busca pelo celular nem sempre é tão simples. Mesmo com todo cuidado do mundo, não é inesperado trocar uma letra, número ou símbolo na barra de endereços. Felizmente, o Google encontrou uma solução para esse problema no Chrome para Android e iPhone (iOS).
A novidade veio junto a outros recursos de acessibilidade para produtos e serviços da empresa. Segundo a diretora sênior de Produtos para Todos, Eve Andersson, o Google Chrome para smartphone agora é capaz de sugerir sites mesmo com erros de digitação.
Como o Google Chrome detecta erros e correções?
A atualização expande um recurso que introduzido no começo do ano ao navegador para computador. Em caso de typo – ou seja, um erro tipográfico –, o browser utiliza o histórico de navegação para sugerir a grafia correta do site.
Peguemos o site do Giz Brasil como exemplo. Se você já acessou o nosso portal pelo celular e depois digitou “gizmodo.uol.com.vr”, o Chrome irá sugerir a correção: “emiaow553.com”. O mesmo acontece com outras páginas, como o próprio Google: se você escrever “googlw.com”, o navegador vai indicar que o correto é “google.com”.
“Isso ajudará pessoas com dislexia, estudantes de línguas ou qualquer pessoa que cometa erros de digitação a chegar ao conteúdo que procuram com mais rapidez”, .
A novidade começou a ser distribuída aos usuários na terça-feira (17).
Google Maps ficou mais inclusivo
Outra atualização veio para o Maps: agora, o app conta com etiquetas para indicar se o estabelecimento comercial pertence a uma pessoa com deficiência, se é amigável a pessoas LGBTQIAP+ e afins.
O Lens in Maps, sistema de realidade aumentada do app, também contará com recursos de leitura de tela para ajudar pessoas cegas ou com baixa visão.
“Os recursos de leitura de tela do Lens in Maps chegarão ao iOS a partir de hoje [17 de outubro] e ao Android ainda este ano”, explicaram.
O Google Maps também passou a mostrar percursos para cadeira de rodas e contará com um indicador avisar se um local possui entrada sem degraus, banheiros, estacionamento e assentos acessíveis.