Ciência
China vai treinar astronautas da Venezuela para pousar na Lua
Colaboração espacial entre os países existe desde 2008, quando a China desenvolveu o primeiro satélite de comunicação da Venezuela
A China vai ajudar a treinar astronautas da Venezuela para a enviá-los à Lua, de acordo com o presidente venezuelano Nicolas Maduro.
Maduro anunciou a parceria durante sua visita à China, na última quarta-feira (13), quando encontrou o presidente Xi Jinping, em Pequim.
A visita do chefe de estado venezuelano é a primeira em cinco anos. Os presidentes da China e Venezuela assinaram para estender a cooperação entre os dois países nos setores de petróleo, comércio, mineração, finanças e exploração espacial.
Além disso, com a presença dos dois presidentes, o diretor da CNSA (Administração Espacial Nacional da China) e a Ministra de Ciência e Tecnologia da Venezuela assinaram um novo acordo com nova diretrizes sobre a cooperação espacial entre os dois países.
Sobre o acordo, Maduro afirmou que, em breve, a China irá treinar jovens da Venezuela para se tornarem astronautas que, eventualmente, viajarão à Lua.
Los acuerdos alcanzados durante la visita a China aseguran un éxito rotundo para el desarrollo de Venezuela. Empresarios, empresarias, productores y productoras, confío plenamente en ustedes para la ejecución de planes estratégicos que garanticen el bienestar y la prosperidad de… — Nicolás Maduro (@NicolasMaduro)
Em julho, a Venezuela se tornou o primeiro país da América do Sul a se juntar ao projeto ILRS (Estação de Pesquisa Lunar Internacional). O ILRS é um projeto grandioso liderado pela China que visa criar uma base permanente próxima ao polo sul da Lua.
Segundo Nicolas Maduro, em um futuro próximo, uma equipe especial, com foco em “cooperação científica, tecnológica, industrial e aeroespacial” enviará à Lua primeira pessoa da Venezuela a bordo de uma nave da China. Como parte do projeto ILRS, geralmente comparado ao Programa Artemis dos EUA, a Venezuela deve fornecer apoio tecnológico terrestre às operações espaciais. A colaboração espacial entre China e Venezuela não é recente. Em 2008, a parceria começou quando a China desenvolveu o primeiro satélite de comunicação da Venezuela, o Venesat 1. O satélite foi ao espaço no foguete Long March 3B, também da China.