China terá primeiros voos comerciais em táxis voadores
Além de participar da corrida para ser um dos primeiros países a pousar no polo Sul da Lua, depois da Índia, a China agora vai fazer seu primeiro voo comercial de carros voadores.
Na semana passada, a EHang Holdings anunciou que o governo chinês emitiu uma certificação para iniciar testes com passageiros no país. Um certificado emitido pela CAAC, autoridade de aviação da China, garante que seu táxi aéreo E216-S “está em total conformidade com os padrões de segurança e requisitos de aeronavegabilidade”.Outros países também investem nos carros voadores
Na Coreia do Sul, a primeira demonstração da tecnologia aconteceu no aeroporto de Seoul, em 2021, com o objetivo de conectar os principais aeroportos ao centro da capital. Estimativas afirmam que o protótipo poderia reduzir um trajeto que levaria uma hora de carro a apenas 20 minutos.
Nos EUA, empresas como a Wisk e Archer também estão investindo nos novos veículos. Contudo, a falta de aprovação da FAA (Administração Federal de Aviação), somada ao custo da iniciativa, já levou uma empresa, a Kittyhawk, a encerrar suas atividades.
Enquanto isso, no Brasil, a Embraer já prometeu carros voadores até 2026. Além disso, no início deste ano, a chinesa EHang testou seus veículos autônomos pela primeira vez na América Latina, em Curitiba, Paraná. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.