China encontra água em rochas lunares trazidas para a Terra
A China encontrou água em amostras de rochas lunares trazidas à Terra pela sonda Chang’e-5. Na terça-feira (23), cientistas chineses a informação em um estudo na revista Nature.
Segundo os cientistas, as amostras revelam a presença de traços de água nas rochas lunares que estavam expostas ao Sol. Vale lembrar que, em 2020, a NASA confirmou a existência de água na Lua através de observações por infravermelho. Além disso, cientistas encontraram evidencias de água em amostras obtidas entre as décadas de 1960 e 1970.No entanto, as amostras da sonda Chang’e-5, que a China lançou em 2020, são de rochas lunares de um local de “latitude muito maior”, fornecendo novas pistas sobre a forma da água na superfície da Lua. De acordo com os cientistas, as amostras sugerem que as moléculas de água conseguem resistir à luz solar na forma de sais hidratados.
A China anunciou em 2022 que a sonda Chang’e 5 havia encontrado a primeira evidência in loco de água na Lua.Além disso, a missão Chang’e-5 foi a primeira em quatro décadas a coletar amostras do solo da Lua. No mês passado, a Chang’e-6, também da China, foi a primeira missão a coletar amostras do lado oculto da Lua.
Com mais missões encontrando evidências de água na superfície da Lua, as potências mundiais iniciam uma corrida espacial pelo satélite. China, EUA, Rússia e Índia possuem programas de exploração lunar para estabelecer uma presença permanente por lá.
No caso dos EUA, a NASA pretende lançar a primeira missão com astronautas desde a Apollo 17, em 2026. A China, por sua vez, quer fazer o mesmo em 2030 e tem planos para construir uma base na superfície lunar.