Ciência
China divulga 1ª foto da estação espacial Tiangong completa e na íntegra
China planeja lançar uma espécie de módulo multifuncional com seis portas de atracação para aumentar as capacidades da estação espacial
Imagem: CMSE/Reprodução
Pela primeira vez, a estação espacial chinesa Tiangong foi fotografada em sua forma completa. A imagem foi registrada da espaçonave Shenzhou enquanto ela retornava à Terra após entregar três tripulantes à estação espacial.
Em novembro do ano passado, os chineses lançaram o terceiro e último módulo da Tiangong, concluindo o projeto original da estação espacial. O plano inicial da estação chinesa previa que ela teria três módulos dispostos em um formato de “T”. Porém, com a chegada do novo módulo de expansão, a Tiangong adotou uma configuração de cruz.
Porém, o país já planeja lançar uma espécie de módulo multifuncional com seis portas de atracação para aumentar as capacidades do laboratório orbital.
O principal objetivo da estação espacial é a investigação científica. A aprovou mais de 1.000 experiências que serão conduzidas em microgravidade. As experiências são sobre temas como a forma como as plantas crescem no espaço e sobre os fluidos se movimentam.
China quer internacionalizar estação espacial
Apesar de a construção da Tiangong ter sido um projeto solo da China, o país asiático já demonstrou interesse em abrir as portas da estação para a colaboração internacional. O módulo multifuncional permitiria não apenas ampliar a capacidade dela receber mais espaçonaves ao mesmo tempo, mas também ganhar outros módulos extras.Além de naves próprias da China, o módulo poderia ser adaptado para receber espaçonaves comerciais, tornando a estação um potencial ponto orbital para o crescente mercado do turismo espacial. A estação espacial está sendo preparada para receber visitas de astronautas estrangeiros.
O Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Exteriores (UNOOSA) está desenvolvendo um programa de colaboração para o envio de experimentos científicos para a estação chinesa provenientes de instituições de pesquisa de vários países.